Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Educação

Curitiba passa a contar com dois novos Centros de Desenvolvimento Profissional

09/03/2018 15:00:00

A rede municipal de ensino passa a contar com dois novos Centros de Desenvolvimento Profissional (CDP). O prefeito Rafael Greca inaugurou nesta sexta-feira (9/3) dois novos Centros voltados à promoção de cursos, palestras e ações formativas para os professores da rede municipal. O CDP Elizete Lucia Moreira Matos, foi implantado nas dependências da Escola Municipal Batel, no Centro.

Já o CDP Joceli Macedo foi instalado na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória. As entregas integram a programação de comemoração pelos 325 anos de Curitiba. 

Juntos os dois novos centros têm capacidade para atender 15.520 profissionais da educação, por mês, com ações formativas. Para sediar os centros, as duas escolas passaram por obras de adequação. A Escola Municipal Batel ganhou anfiteatro, dois laboratórios de informática, biblioteca, sala de tutoria e professores.

A área destinada aos estudantes teve os banheiros reformados, ganhou sala para educação física e espaços para as equipes administrativa e pedagógica e acessibilidade.

“O nome da grande pedagoga Elizete Lucia que desenvolveu o ensino, inclusive para crianças hospitalizadas, é um convite aos nossos professores para que aprendam a ensinar e desenvolvam suas potencialidades”, disse o prefeito. “Porque é a tradição que leva à inovação e Curitiba é a capital da educação e da inovação”, completou o prefeito Rafael Greca.

Tradição

Aos estudantes, profissionais do ensino que participaram da cerimônia de entrega do espaço, o prefeito falou da importância da escola – antigo Colégio Estadual IX de Dezembro, tradicional grupo escolar do Batel, transformado em escola municipal e agora preparado e equipado para a promoção de ações formativas.

Aos filhos de Elizete, Victor e Vânia Moreira Matos, Greca falou que o destino da professora estava no nome. “Elizete Lucia nasceu para brilhar e que brilhe aqui inspirando nossos professores e professoras para a cidade que vai nascer”.

A secretaria municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, também destacou a trajetória da professora e pedagoga Elizete como referência no aprimoramento dos profissionais da educação na área de tecnologias, além de ter sido uma das precursoras da escolarização hospital, autora de livros e coordenadora de programas de pós-graduação. “Foi uma referência na minha e na carreira de muitos profissionais que compartilharam projetos acreditando que a educação produz transformação e que, quando associada à tecnologia, eleva a educação a uma condição inovadora”, disse Maria Silvia.

Alto da Glória

Na Escola Professor Brandão, o prefeito destacou a trajetória da professora homenageada, Joceli Macedo Borges, que lecionou durante mais de 30 anos nas redes estadual e municipal.

"Foi alfabetizadora, iluminou muitas escolas, e é essa luz que queremos em Curitiba", disse o prefeito Rafael Greca durante a solenidade, ao lado da mãe da educadora homenageada, dona Elza Borges, de 90 anos.

Professora emérita, dona Elza assegura que o segredo da longevidade é fazer o que se gosta. "O segredo é ser feliz. E estar aqui hoje, nesta ocasião tão importante, me deixa muito feliz", disse dona Elza.

Recursos públicos 

Os dois novos centros inaugurados são exemplos de sustentabilidade de recursos na área da educação. Foram instalados nas dependências de escolas, otimizando o imóvel, promovendo o bom uso dos recursos públicos e garantindo desenvolvimento profissional próximo dos locais de trabalho.

Outros dois CDPs já foram entregues no ano passado: O Noeli Terezinha Pereira, na CIC, e Maria Olga Mattar, no Bairro Novo. Essa reorganização de espaços escolares proporcionou uma economia anual superior a R$ 1,3 milhão, somente em locação de imóvel.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484