Registrar
Acesso à Informação
Pesquisar
Dom, 26/10/14
Tempo Hoje
maxima minima
23º
14º
Prefeitura Municipal de Curitiba

New 7 Wonders Cities

Curitiba na lista das cidades maravilhosas do mundo

20/12/2012 11:05:00
  • Compartilhe

Curitiba está na lista de votação das New 7 Wonders Cities, as cidades maravilhosas do Mundo. A eleição é organizada pela New7Wonders Foundation, instituição suíça responsável pelas campanhas que elegeram as sete maravilhas do mundo moderno, que teve a estátua do Cristo Redentor entre os vencedores, e as sete maravilhas naturais do Planeta, com destaques para as Cataratas do Iguaçu e a Amazônia.

Para votar, basta acessar o site da premiação (www.n7w.com) e escolher sete cidades preferidas. O prazo de votação nesta etapa vai até o dia 7 de março. A partir de então, serão escolhidas 28 cidades a partir das 77 mais votadas na fase atual. Para fortalecer o voto por Curitiba, marcas registradas da cidade foram escolhidas para ilustrar a campanha que estará nas ruas a partir do dia 19 de dezembro. O leite quente, o jacaré do Parque Barigui e o Bondinho da Rua das Flores, entre outros ícones que auxiliam na formação da identidade local, são apresentados como referências dos bons motivos para que os curitibanos escolham a cidade entre as suas sete prediletas no mundo.

O resultado final da votação do New 7 Wonders Cities, ultrapassadas as fases restantes, será apresentado no dia 7 de julho de 2014. Atualmente, após outras etapas classificatórias, estão na disputa 300 cidades. No Brasil, são quatro capitais. Além de Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador brigam pelo título. Outros destinos tradicionais estão na disputa, como Paris, Nova York e Buenos Aires.

Nessa fase de qualificação, cada país possui uma representante na competição, além das 77 cidades mais votadas na fase anterior. A Europa é o continente com mais concorrentes: são 75 cidades do velho continente que estão concorrendo. A África tem 59 cidades; o sudeste asiático e Oceania têm 43 cidades no páreo.

Essa é a terceira campanha idealizada pelo grupo, que já escolheu nos últimos anos as 7 maravilhas do mundo, que contou com o voto de 100 milhões de pessoas, e as 7 maravilhas naturais.

A campanha por Curitiba poderá ser vista a partir do dia 19 de dezembro no mobiliário urbano da cidade, em cartazes, material de papelaria, guia mensal da Fundação Cultural de Curitiba e banner no site da Prefeitura de Curitiba.

A Fundação - A New7Wonders Foundation foi criada, em 2001, pelo cineasta suíço-canadense Bernard Weber. A organização tem como proposta principal a preservação da memória global, tanto dos marcos naturais como culturais do Planeta. 

A sede da fundação é no Heidi-Weber-Museum, em Zurique, na Suíça, um marco arquitetônico projetado pelo arquiteto Le Corbusier, um dos mais renomados artistas e arquitetos do século passado.

A New7Wonders não tem subsídios públicos. É financiada a partir de parcerias privadas de licenciamento e comerciais com empresas, titulares de direitos de imagens de TV, organizadores de eventos, e por meio de doações espontâneas via internet.

 

  • Compartilhe