City Possible

Curitiba integra rede colaborativa de cidades pela inovação

22/03/2019 15:07:00

Curitiba é uma das três cidades da América do Sul, junto com Guarulhos (SP) e Buenos Aires (Argentina), a integrar o programa Mastercard City Possible. A formalização da parceria aconteceu na tarde desta sexta-feira (22/3), em um encontro do prefeito Rafael Greca e do presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto, no gabinete do prefeito na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A iniciativa tem como objetivo criar uma rede colaborativa de cidades do mundo para o desenvolvimento de um futuro urbano mais sustentável, inclusivo e eficiente. Para o prefeito, o convite para estar ao lado de cidades como Atenas (Grécia), Dublin (Irlanda), Dubai (Emirados Árabes) e Buenos Aires (Argentina) é uma honra.

“Estamos em companhia de cidades com grande tradição. Vamos compartilhar a nossa experiência com mais locais e servir melhor à causa da inovação em Curitiba”, disse.

A escolha, explicou Paro Neto, deve-se à identidade de inovação que sempre fez parte dos projetos da capital paranaense, reconhecida pelas suas soluções urbanísticas e cuidado com o meio ambiente. “Encontramos aqui um ambiente acolhedor para este tipo de iniciativa”, reconheceu.

Agora, a empresa e o município irão pesquisar, desenvolver e potencialmente implementar novas soluções para os desafios urbanos mais urgentes da cidade.

Acompanharam a solenidade a primeira-dama Margarita Sansone, a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; a diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard, Fernanda Caraballo; e o embaixador do Vietnam no Brasil, o diplomata Do Ba Khoa.

O programa

O City Possible busca desenvolver cidades e ambientes mais inteligentes por meio da interação, da troca de informações, de experiências e conhecimento. Além das administrações públicas, envolve outras lideranças do setor privado e importantes instituições acadêmicas para ajudar a resolver os desafios enfrentados pelas cidades.