Prêmios

Curitiba é premiada pelo êxito de programas ambientais

07/12/2018 12:26:00

O programa Ecocidadão, que reúne catadores de recicláveis em associações para separação e venda do material coletado, foi destaque nesta semana no Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná, do Ministério Público do Trabalho. A ação é coordenada pela gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A cidade ficou em segundo lugar, entre cidades premiadas em Coleta Seletiva Solidária, no Estado, na categoria de municípios com mais de 50 mil habitantes, atrás de Marechal Cândido Rondon e à frente de Campo Largo.

O Ecocidadão conta hoje com 40 associações de catadores e mais de mil associados beneficiados. Os barracões recebem o material da coleta feita pelos caminhões do Lixo Que Não É Lixo, além do material entregue diretamente pela população. Nos locais, é feita a separação, triagem e venda para reciclagem e reaproveitamento. Cada associação recebe um valor pelo beneficiamento.

Na cerimônia de premiação, que aconteceu na quarta-feira (5/12), no auditório da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o programa foi apresentado pela gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

Origem
Lançado em 2007, o Ecocidadão tem as suas raízes ainda na década de 1990, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, com o Carrinheiro Cidadão, lançado na ocasião pela primeira-dama Margarita Sansone. Na época, Curitiba foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas com o Prêmio Mundial do Habitat.

Rios bem cuidados
O programa Olho d’Água, viabilizado na bacia do Rio Barigui com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), conquistou o primeiro lugar na 4ª edição do Prêmio Copel de Sustentabilidade – Troféu Susie Pontarolli. O case foi inscrito pela empresa parceira do município, a Ambientalis Engenharia.

O Olho D’Água completou 20 anos em 2017. O trabalho acontece nos rios integrantes da Bacia do Barigui e tem como objetivo buscar a sensibilização e um novo olhar da população para os rios que cortam a cidade e região metropolitana. Estudantes da rede municipal de ensino são levados aos locais para acompanhar o trabalho das equipes de limpeza e verificar a qualidade da água.