Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento

Curitiba é finalista na disputa pelo título de Capital Mundial do Design 2018

29/07/2015 17:27:00

Curitiba e Cidade do México são as duas finalistas no processo de escolha da cidade que levará o título de Capital Mundial do Design 2018. O anúncio foi feito em Montreal pelo Conselho Internacional das Sociedades de Desenho Industrial (International Council of Societies of Industrial Design – Icsid), entidade de abrangência mundial responsável pela titulação. A cidade vencedora será anunciada no dia 18 de outubro, durante a 29ª Assembléia Geral do Icsid, que deverá ocorrer na cidade de Gwangju, na Coréia do Sul.

“Nos últimos 50 anos Curitiba tem liderado projetos relacionados a planejamento urbano, mobilidade e design, assim como nas áreas de conservação do meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida. A cidade já começa a se consolidar como um polo de design, conectando os vários segmentos relacionados ao setor para desenvolver projetos inovadores que tornem a cidade mais humana e sustentável, trazendo incremento à economia e melhorando a vida dos cidadãos”, disse o prefeito Gustavo Fruet.

O presidente do Icsid, Mugendi M’Rithaa, destacou que a denominação de Capital Mundial do Design põe em evidência as cidades que associam o design às soluções econômicas. “Tanto Curitiba quanto a Cidade do México têm demonstrado inovação e um desenvolvimento orientado pelo design para enfrentar os desafios urbanos e criar um mundo melhor para seus cidadãos”, disse.

É a primeira vez que uma cidade brasileira alcança esta projeção em caráter internacional. Já receberam o título de Capital Mundial do Design as cidades de Turim, na Itália, em 2008; Seul, na Coréia do Sul, em 2010; Helsinque, na Finlândia, em 2012; e Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2014. Para o ano de 2016 foi eleita a cidade de Taipei, em Taiwan. A cidade vencedora do título para 2018 será anunciada no dia 18 de outubro deste ano durante a 29ª Assembléia Geral do Icsid, evento que deverá ocorrer na cidade de Gwangju, na Coréia do Sul.

A cidade vencedora terá o compromisso de desenvolver e implantar um programa internacional, ao longo de 2018, voltado à liderança e aplicação criativa do design nos mais variados aspectos econômicos, sociais e culturais. A chancela de Capital Mundial do Design é a única iniciativa internacional voltada ao impacto positivo do design nos espaços urbanos, nas economias das cidades e, por consequência, em seus cidadãos. Além de alçar a cidade vencedora a uma visibilidade mundial, o título agrega inúmeras oportunidades de atração e promoção do design, incrementando a economia criativa e gerando inúmeras oportunidades de negócio.

Icsid

O Icsid é uma organização sem fins lucrativos que protege e promove os interesses do Design Industrial. Fundado em 1957, tem o propósito de unificar as vozes e interesses de mais de 50 países. Por meio do Icsid, seus integrantes podem expressar seus pontos de vista e conquistam visibilidade através de uma plataforma internacional.

Desde sua criação, o Icsid tem atuado continuamente para desenvolver uma larga rede de network entre estudantes e profissionais devotados ao reconhecimento, sucesso e crescimento da comunidade do design industrial. Juntos, associações profissionais, entidades promotoras, instituições educacionais, governos e corporações criam um nítido e diversificado sistema que promove e destaca o desenho industrial, sempre relacionado à educação e ao progresso. Em Curitiba, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e o Centro Brasil Design (CDB) são membros do Icsid.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484