Curitiba é a única cidade da América do Sul incluída em ranking internacional

05/01/2015 11:43:00
principal
  • miniatura

Curitiba é a única cidade latino-americana incluída num ranking de cidades eco-friendly, ou ecologicamente corretas, divulgado em dezembro pela rede britânica BBC. Apenas a capital paranaense atingiu pontuação acima da média no ranking verde do Siemens Index.

Segundo a BBC, na década de 1980, Curitiba desenvolveu um programa de reciclagem que se tornou referência mundial. Também foi considerada exemplo de mobilidade urbana, ao adotar um sistema de transporte público rápido, sustentável e econômico, faixas de ônibus exclusivas e outras medidas que visam o bem-estar coletivo da população.

Todas estas razões e a manutenção e aprimoramento delas foram apontadas como prováveis responsáveis por tornar Curitiba, hoje, a única cidade da América do Sul a integrar o ranking da BBC, que destaca as cidades mais eco-friendly do mundo.

O inglês Stephen Green, morador em Curitiba há 15 anos, foi entrevistado pela rede BBC, ao noticiar o resultado do ranking. “Curitiba é uma cidade excelente”, disse o britânico, que mora no bairro das Mercês.

Green elogiou, em especial, o transporte coletivo da cidade, “o enorme parque público” (Parque Barigui) próximo de sua casa e as muitas feiras orgânicas de Curitiba. “Essas feiras estão espalhadas por toda a cidade e ajudam os moradores a encontrarem produtos orgânicos locais para consumir”, disse Green.