Indicadores

Curitiba é a 3º colocada entre as capitais brasileiras no Índice de Bem-Estar Urbano

27/09/2016 17:30:00

A classificação em terceiro lugar entre as capitais brasileiras no Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu), de acordo com levantamento realizado pelo Observatório das Metrópoles, demonstra que Curitiba tem políticas públicas coerentes, bem fundamentadas e complementares entre si. Esta é a análise do Supervisor de Informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Oscar Schmeiske, que ocupa interinamente a presidência do Instituto.

Para compor o Índice de Bem-Estar Urbano, o Observatório das Metrópoles considera cinco dimensões de qualidade urbana: mobilidade, condições ambientais, condições habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura. “O planejamento urbano de Curitiba foi e continua sendo fundamental para que tenhamos uma cidade organizada, comprometida com a sustentabilidade ambiental e que atende as principais demandas da população”, aponta Schmeiske.

De olho no futuro, Curitiba prevê, a partir de seu novo Plano Diretor, medidas urbanas ainda mais inovadoras em áreas como mobilidade urbana, meio ambiente e habitação. Dentre estes instrumentos, alguns são introduzidos pela primeira vez, como o conceito de redesenvolvimento urbano e a criação de um plano de desenvolvimento regional, que respeita e incentiva a vocação de cada região da cidade.

Com base em seu planejamento urbano, que avança por meio do novo Plano Diretor, Curitiba vai evitar os deslocamentos indesejados, aproximando os cidadãos de seus locais de trabalho, estudo, lazer e das áreas de prestação de serviços. Isso se dará pela criação das novas centralidades que irão se formar a partir do estabelecimento de novos eixos estruturais de transporte e desenvolvimento, no sentido Oeste-Leste, que irão dobrar a oferta de BRTs na cidade.