Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Pró-Cidades

Curitiba cumpre objetivos de programa do BID e projeta novos financiamentos

18/10/2018 14:19:00

Curitiba tem cumprido com êxito o Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano (Pró-Cidades) firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A avaliação é do especialista nas áreas de Desenvolvimento Urbano e Habitação do BID, Jason Hobbs. A cidade já projeta novos financiamentos nas áreas de infraestrutura e inovação com o banco.

Hobbs se reuniu com o prefeito Rafael Greca, na manhã desta quinta-feira (18/10), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “Verificamos que a cidade alcançou os objetivos e resultados propostos na implementação do programa”, disse o especialista.

Greca destacou o empenho da administração na conclusão dos programas em curso e na prospecção de novos investimentos em infraestrutura e inovação. “Sempre tive muito boa relação com o BID, instituição que foi muito importante na implantação da Rede Integrada de Transporte na minha primeira gestão”, disse Greca.

“Com o ajuste fiscal, recuperamos a cidade que subiu de classificação junto ao Tesouro Nacional e está apta a novos projetos. Estamos prontos para renovar com o BID a boa história de obras que o mundo copiou”, completou o prefeito.

A cidade está formatando um projeto de investimentos na modernização do transporte público que deverá ser validado junto ao Governo Federal, conforme exigem os trâmites de financiamentos externos, e apresentado ao banco.

LEIA MAIS:

O representante do BID ressaltou que a instituição conta com Curitiba para novos projetos. “Poder contar com Curitiba em uma nova história de inovação será importante”, observou Hobbs, que está na cidade em missão de finalização do Pró-Cidades.

BID III

Jason Hobbs chefia a missão do banco que está na cidade para os trabalhos de conclusão do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano, também conhecido por BID III, que conta com investimentos de US$ 100 milhões em obras de habitação e desenvolvimento social, sendo 50% de contrapartida do município.

Na última terça-feira (16/10), os representantes do BID visitaram obras de habitação no Cajuru – o Moradias Alamanda, com 75 sobrados e o Moradias Acrópole, com 99 casas e sobrados, financiados pelo programa.

Até sexta-feira (19/10), técnicos do banco farão reuniões com equipes da Prefeitura e visitas a obras implantadas acompanhados do coordenador geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento do Programa de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba (UTAG), Paulo Roberto Socher, e equipes da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT).

Obras

Ao todo, o BID Pró-Cidades financiou 19 obras na cidade. Deste total, 14 foram diretamente financiadas pelo banco e cinco contrapartidas do município. Com recursos do BID foram financiadas as obras das avenidas Fredolin Wolf e Manoel Ribas, o binário Chile-Guabirotuba, a Trincheira da Gustavo Rattman, revitalização das ruas Eduardo Pinto da Rocha e Desembargador Antônio de Paula, construção do Moradias Maringá (199 unidades), Moradias Alamanda (74 unidades), Rua da Cidadania do Cajuru, Clube da Gente de Santa Felicidade, Clube da Gente Boa Vista, e urbanização e recuperação ambiental das vilas Acrópole e Nori.

Como contrapartida, a Prefeitura de Curitiba executou as obras nas vilas Parolin, Menino Jesus, Três Pinheiros e Audi União, além da construção do Moradias Profetas (54 unidades). Ao todo o programa beneficiou com obras de urbanização e reassentamento mais de 4,5 mil famílias.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484