Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Agência Curitiba

Curitiba conquista prêmio de inovação em Paris

17/06/2014 16:59:00

“Curitiba é um símbolo de cidade moderna e inovadora.” Foi desta maneira que Marc Giget, presidente do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e de Inovação e do Clube de Paris de Diretores de Inovação, definiu Curitiba durante a entrega do prêmio Hermès de l’Innovation 2014 .

O prêmio reconhece empresas, organizações e cidades que desenvolvem produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. A cidade venceu na categoria “Qualidade de Vida das Cidades”, que avalia quatro critérios: condição humana, relações humanas, futuro das cidades e desenvolvimento humano sustentável. Desde a criação desta modalidade, em 2009, somente cidades europeias foram premiadas: Elsinque (2010), Barcelona (2011), Copenhague (2012) e Viena (2013).

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni, representou o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, na premiação. “É motivo de orgulho receber o Prêmio Hermés de um instituto reconhecido mundialmente pelo conjunto de todas as inovações que estão sendo implantadas na cidade de Curitiba”, disse Salamuni.

Antes da entrega do prêmio, Marc Giget fez uma entusiasmada apresentação da cidade, detalhando diversos projetos da cidade ligados à mobilidade, educação, meio ambiente, modelo de governança e criatividade. ”Consideramos que um dos fatores determinantes da inovação é a diversidade. E em matéria de diversidade, Curitiba é um exemplo, uma vez que a cidade abriga pessoas de todas as origens. Além disso, a cidade tem uma boa gestão. Houve um bom período, há 20 anos, quando todo mundo a conhecia, depois uma pequena pausa e ela retomou esse caminho, como uma cidade onde é importante estar. Ela atualmente pertence a uma rede de 12 cidades mais criativas em todo o mundo”, afirmou.

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, participará nesta quarta-feira (18) como palestrante do painel Vida na Cidade juntamente com Nicolas Conso, chefe de serviço de inovação do Secretariado Geral da Ação Pública da França e Stéphane Vincent, diretora de desenvolvimento durável da Bouygues Construção Responsável.

Gina Paladino fará a apresentação "Curitiba Cidade Inovadora". “A repercussão do Prêmio Hermés nos segmentos empresariais e de inovação certamente contribuirá para divulgar ainda mais o nome de Curitiba, tornando-a mais atrativa aos investidores, turistas e pessoas talentosas de todo o mundo”, afirma.

O Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas foi criado em 2003 por Marc Giget, um dos maiores especialistas em inovação do mundo. O Instituto atua como articulador de ideias, centro de pesquisa, de reflexão e de suporte metodológico às estratégias de inovação e renovação na Europa e no mundo. O critério para escolha dos premiados é do próprio Instituto. 

Veja esta reportagem em vídeo Aqui.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484