Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Promessas olímpicas

Curitiba conquista ouro e bronze no Brasileiro de Ciclismo

06/12/2018 11:40:00

A Equipe de Desempenho de Ciclismo da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Pista, que está sendo disputado em Indaiatuba, São Paulo. O atleta Otavio Gonzelli, 16 anos, foi campeão brasileiro juvenil e Luiza Euzébio, 16, ficou com a medalha de bronze, ambos na modalidade Keirin.

Os dois treinam no Velódromo de Curitiba, no Jardim Botânico, e recebem apoio da Prefeitura, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A modalidade Keirin é uma das provas olímpicas do ciclismo e é disputada num velódromo. São oito voltas na pista de 250 metros.

Nas primeiras voltas, uma bicicleta elétrica ou moto dita o ritmo do pelotão e não pode ser ultrapassada. As velocidades são em média de 30 km/h a 50 km/h no masculino e 25 km/h a 45 km/h no feminino. Nos 700 metros finais da prova a bicicleta elétrica sai da pista e os atletas pedalam a toda velocidade até a linha de chegada.

O Campeonato Brasileiro de Pista começou no dia 1º de dezembro e segue até sábado (8/12). A competição reúne ciclistas das categorias de base (Infantojuvenil, Juvenil e Junior), da Elite/Sub23 e Paraciclismo. São os melhores ciclistas do País disputando medalhas.

A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). Os resultados podem ser acompanhados pelo site da CBC.

Equipe

A Equipe de Desempenho de Ciclismo da Smelj é dividida em três categorias: Infantojuvenil, Juvenil e Júnior. Os atletas são Luan Carlos Rodrigues Silva, de 15 anos, Otavio Gonzelli, 16, Luiza Euzébio Souza, 16, Fernanda Aparecido Nardino, 17, e Jennifer Antunes, 14. A técnica é Fabiana Ribeiro de Assis, professora da Smelj, que acompanha os atletas em Indaiatuba. 

Lei de Incentivo

Assim como a Equipe de Desempenho do Ciclismo, a Prefeitura apoia outros 425 projetos pela Lei de Incentivo ao Esporte em 2018. São beneficiados cerca de dez mil atletas, paratletas e técnicos de 48 modalidades esportivas.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484