Curitiba apresenta oportunidades de negócios para estrangeiros

05/02/2015 18:53:00

Um grupo de 11 técnicos estrangeiros provenientes de sete países e profissionais brasileiros participaram na tarde desta quinta-feira (5) da palestra Oportunidades de Negócios, Inovação e Economia Criativa, proferida pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, no Paço da Liberdade.

A palestra faz parte do IV Curso Internacional em Práticas de Gestão e Sustentabilidade Urbana, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com a JICA – Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Japan Internacional Cooperation Agency) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que acontece em Curitiba até o dia 13 de fevereiro.

Entre os participantes estrangeiros estão representantes da América Latina e de países africanos de língua portuguesa: Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Peru e Venezuela. O grupo brasileiro é formado por servidores da Urbs, Cohab, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Ippuc, além de um servidor da prefeitura municipal de Ponta Grossa que trabalha com planejamento urbano.

Gina Paladino apresentou o perfil econômico da cidade e o conjunto de indicadores que evidencia a vocação de Curitiba para a economia criativa – segmento que engloba a produção e distribuição de bens e serviços que usam a criatividade e o capital intelectual como principais insumos. O estímulo à economia criativa e negócios inovadores é o caminho mais promissor para fazer crescer de forma sustentável o PIB de Curitiba, cada vez mais concentrado no setor de serviços. “Os chamados negócios criativos estão no topo do valor agregado do segmento de serviços e por isso são hoje considerados os maiores diferenciais competitivos das metrópoles globais”, afirma.

A presidente informou que a atual administração concentra esforços para se alinhar cada vez mais a essa tendência, atendendo cada vez melhor as bases essenciais dos negócios criativos: qualidade de vida, boa infraestrutura urbana de comunicação de voz e dados  e um ambiente acolhedor para os empreendedores.

“Eventos como este promovido pelo Ippuc e pela Jica são uma ótima oportunidade para dialogar com profissionais latino americanos  que levarão informações sobre Curitiba para  empreendedores  e investidores, divulgando a nossa cidade em seus países”, disse Gina.

O arquiteto e urbanista guatemalteco Javier Tello disse que o evento propicia a troca de  experiências de planejamento com colegas de outras cidades. “Me chamaram muito a atenção as soluções encontradas em Curitiba para  a mobilidade, a  importância dada às áreas verdes e a programa sociais como o Câmbio Verde e a Estação da Sustentabilidade. São projetos que podemos implantar em nossas cidades, já que atendem também à  nossa realidade”, disse.

O colombiano Felipe Garcia se disse admirado com a organização administrativa da cidade, as Ruas da Cidadania e o diálogo com a população em processos como o da revisão do Plano Diretor.

.