Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento

Curitiba 2035 apresenta as bases para o futuro da cidade

08/05/2018 19:25:00

Lançado na tarde desta terça-feira (8/5), em cerimônia no Salão de Atos do Parque Barigui, o documento Curitiba 2035 representa mais um passo na consolidação do planejamento estratégico para o futuro da capital paranaense.

“Curitiba busca a cultura da inovação sem perder a tradição. Somos nós que fazemos o futuro”, afirmou o prefeito Rafael Greca, no evento, ao falar para lideranças do terceiro setor, políticas e empresariais, como José Roberto Marinho e Fábio Ermírio de Moraes.

Construído de forma integrada entre o poder público, a iniciativa privada e representantes da sociedade civil organizada, o Curitiba 2035 é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, Comunitas e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) que visa a orientar o processo de desenvolvimento da cidade para as próximas duas décadas.

Temas

As linhas de ação estão divididas em nove temas aos quais Curitiba tem antecipado respostas. São eles: cidade da educação e do conhecimento; desenvolvimento socioeconômico; mobilidade e transporte; saúde e qualidade de vida; meio ambiente e biodiversidade; coexistência em uma cidade global; planejamento e gestão urbana; segurança; e governança.

“Nos Faróis do Saber estamos compartilhando o conhecimento e novas tecnologias com os alunos da rede municipal de ensino, avançamos no transporte, na saúde, no mercado comum metropolitano, no planejamento e na coexistência como uma cidade global”, pontuou o prefeito.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, destacou a importância do processo de governança para o êxito do projeto. “A boa governança, segundo o conceito das Nações Unidas, promove a igualdade, a participação, o pluralismo, a transparência, a responsabilidade e o Estado de Direito, de forma efetiva, eficiente e duradoura. É isso que toma forma neste momento de grande parceria com um objetivo comum para que, efetivamente, tenhamos êxito na construção cidadã de Curitiba.”

Referência

Os empresários José Roberto Marinho e Fábio Ermírio de Moraes, líderes do núcleo de governança do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, do qual deriva o Curitiba 2035, destacaram a cidade como referência de planejamento. “Há sete anos começamos a discutir o que poderíamos fazer pelo Brasil com os pés no chão. Decidimos começar pelas cidades, onde vivem as pessoas. Curitiba tem um trabalho exemplar que poderá ser aplicado no Brasil inteiro,” disse Marinho.

Segundo Moraes, a inovação está no DNA de Curitiba. “Curitiba sempre foi expoente em matéria de planejamento. A cidade tem o hardware implantado e o software está nas mãos de um prefeito engajado na causa do planejamento de longo prazo.”

A presidente da Comunitas, Regina Esteves, disse que Curitiba é um case que inspira outras cidades. “O Brasil precisa elevar o grau de planejamento da administração pública para uma visão de futuro. Exercitamos aqui a governança compartilhada com o engajamento de todos os setores”, disse.

Na opinião do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o planejamento estratégico é uma ferramenta para o desenvolvimento. “É importante que o planejamento aconteça no curto, médio e longo prazos e englobando todas as áreas. Em Curitiba é só perseguirmos o caminho traçado até aqui e melhorá-lo para frente.”

O presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, afirmou que a entidade irá contribuir com o poder público para garantir o melhor à cidade e o bem-estar dos habitantes.

Greca completou dizendo que o Curitiba 2035 é um modelo de urbanização para os que vão nascer. “Curitiba repete a sua tradição desde o Agache e Jorge Wilhem. Somos a primeira grande cidade brasileira a pensar a sua Região Metropolitana como uma cidade só.”

Presenças

O prefeito esteve no evento acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, e do vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel. Os vereadores Pier Petruzziello e Thiago Ferro prestigiaram a solenidade.

Também compareceram a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Dora Pizzatto; o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni; os secretários municipais Luiz Gusi, do Abastecimento; Emilio Trautwein, do Esporte, Lazer e Juventude; Heraldo Alves das Neves, da Administração e Recursos Humanos; Marilza Dias, do Meio Ambiente; Márcia Huçulak, da Saúde; Guilherme Rangel, da Defesa Social; e Maria Silvia Bacila, da Educação; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; o presidente da Cohab-Curitiba, José Lupion Neto; a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o diretor-presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski; e os administradores regionais Gerson Gunha, do Portão; João Cordeiro, do Pinheirinho; Dirceu de Matos, da Matriz; e Janaína Gehr, da Boa Vista.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484