Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Adequação viária

Cruzamento das ruas Nilo Peçanha e Orestes Beltrami ganha semáforo

16/05/2018 10:25:00

O cruzamento das ruas Nilo Peçanha e Orestes Beltrami, no São Lourenço, vai ganhar um semáforo. O objetivo é facilitar a travessia dos pedestres nesse trecho da Nilo Peçanha, além da conversão de veículos para essa via.

A nova sinalização faz parte das adequações previstas pela Superintendência de Trânsito (Setran) para o binário Mateus Leme-Nilo Peçanha, em funcionamento desde o final de novembro passado. “Assim a Prefeitura atende à reivindicação de quem circula pelo trecho com frequência”, observa a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

A instalação do conjunto semafórico deverá ficar pronta até o próximo mês e tem investimento de aproximadamente R$ 115 mil. Para que os usuários se habituem com a novidade, placas de alerta serão colocadas nas quadras que antecedem o trecho sinalizado.

Além disso, para chamar a atenção de motoristas e pedestres, o equipamento ficará piscando (em alerta) nos primeiros dias depois de implantado, para só então entrar em operação.

Adequações

Entre as adequações implantadas após o início de funcionamento do binário Nilo Peçanha-Mateus Leme, além do novo semáforo, a Setran baixou o limite de velocidade no trecho, que passou de 60 km/h para 50 km/h.

Agentes de trânsito fazem periódicas fiscalizações da velocidade com radares estáticos (equipamentos com apoio de tripé), para dar mais segurança a pedestres e ciclistas, além de motoristas que precisam cruzar as vias transversais ao binário. 

Também foi executada a pintura da faixa de pedestres no cruzamento da Nilo Peçanha com a Senador Xavier da Silva. E na Mateus Leme, em frente ao Colégio Ernani Vidal, foi instalado um semáforo que entra em funcionamento nos horários de entrada e saída dos estudantes.

Ações educativas para aumentar a conscientização dos motoristas foram feitas no binário por equipes da Escola Pública de Trânsito (EPTran).

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484