Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Graça e precisão

Crianças têm aulas de ginástica artística em três regionais

17/07/2017 17:18:00

Um dos esportes olímpicos mais conhecidos do mundo, a ginástica artística atrai a atenção por misturar movimentos precisos e graciosos que exigem equilíbrio, força, agilidade e elasticidade. A beleza e desafio técnico das apresentações costumam despertar o interesse de jovens para praticar o esporte.

“Quando eu tinha 5 anos costumava assistir à ginástica, eu via a Daiane dos Santos e ficava maravilhada com as apresentações, a velocidade, os saltos, as reversões, todo o conjunto, e a partir dali surgiu meu interesse em aprender”, conta Giulia Filla Camargo, de 10 anos, que participa das atividades gratuitas ofertadas pela Prefeitura na Sala de Ginástica Artística do Fazendinha.

Atualmente, 219 crianças participam das atividades de ginástica artística promovidas pela Prefeitura nas regionais Santa Felicidade, Portão e Boqueirão.

Treinamento

Inaugurada em 2012 pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Sala de Ginástica Artística do Fazendinha tem 200m² e foi criada especialmente para o desenvolvimento deste esporte, com atividades de introdução, iniciação e treinamento intensivo com foco na transição para o alto rendimento. A unidade atende 90 crianças de 5 a 12 anos de idade com atividades de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde.

Veronica Cristina Paparella, de 12 anos, participa das turmas da Sala de Ginástica há quatro anos e destaca que a facilidade de acesso ajudou muito. “Antes fazia ginástica rítmica, mas queria mudar para a artística. Quando abriram as vagas aqui no bairro, minha mãe já me inscreveu e tem sido ótimo, com atividades que vão desde trave até a minha favorita, que é o solo.”

Foco

A professora da Sala de Ginástica do Fazendinha, Andrea Flexa, destaca que o principal objetivo das atividades é despertar o interesse pelo esporte, o cuidado com o corpo, a disciplina, os valores e as metas que irão contribuir para o desenvolvimento cidadão das participantes. Somado a isso, jovens talentos que apresentam aptidão, disposição e comprometimento para o alto rendimento são encaminhados para treinar em clubes e entidades parceiras da Prefeitura.

“Trabalhamos primeiro o esporte como uma atividade saudável e social, que complementa o que é desenvolvido nas escolas. Nos casos de revelações que buscam o alto rendimento, temos parcerias com o Centro de Excelência de Ginástica (Cegin), que já conta com três atletas reveladas aqui e em agosto irá realizar testes com mais duas”, ressaltou a professora.

A questão da socialização também é valorizada, especialmente entre as atletas mais experientes e aquelas que estão começando. “Alguns movimentos às vezes são difíceis de aprender, então sempre buscamos ajudar e incentivar, pois isso dá confiança e estimula a todos a superar dificuldades”, afirmou Luiza Nunes de Barros, de 12 anos, que pratica ginástica artística na unidade há quatro anos.

Inscrições

Abertas para crianças de 5 a 9 anos, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos núcleos regionais da Smelj ou nas próprias unidades.

 

Unidades municipais com turmas de ginástica artística

Regional Santa Felicidade

Centro de Esporte e Lazer e Rua da Cidadania Santa Felicidade

Rua Santa Bertila Boscardin, 213 – Santa Felicidade

Tel: (41) 3374-5263

 

Regional Portão

Sala de Ginástica do Fazendinha

Rua Valdemar Cavanha, 665 – Fazendinha

Tel: (41) 3229-7717

 

Regional Boqueirão

Centro de Esporte e Lazer Rua da Cidadania do Carmo

Praça Nossa Senhora do Carmo - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430 – Boqueirão

Tel: (41) 3313-5523 / 3313-5522

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484