Luz dos Pinhais

Crianças levam o ritmo do Natal para a Rua da Cidadania Fazendinha

07/12/2018 17:58:00

O coral de estudantes da Escola Municipal Adriano Robine, do bairro Fazendinha, encantou os presentes em mais uma festa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. A celebração aconteceu na tarde desta sexta-feira (7/12) na Rua da Cidadania da Fazendinha. O grupo com 75 crianças cantou músicas tradicionais de Natal e ainda posou para fotos com o prefeito Rafael Greca. A festa se encerrou com uma grande chuva de confete e purpurina, que deu um brilho especial para a Rua da Cidadania.

Na festa, o prefeito ressaltou a mensagem de um Natal com muita paz e alegria e desejou seus melhores votos ao público e em especial às crianças presentes. “Que a divina luz abençoe os curitibinhas do Fazendinha e do Portão. Que os anjos estejam acerca de vocês para guardá-los em todos os seus caminhos, que proteja as escolas, os professores e professoras e toda a família. Feliz Natal a todos!”, desejou Greca.

Além do tradicional coral, a programação também contou com a apresentação do Auto de Natal Brasileiro. Com direção artística de Eli Siliprandi, o Auto conta a anunciação do nascimento de Jesus, através de uma performance que mistura elementos teatrais e musicais. O grupo é composto por alunos do projeto Nosso Canto, do Boqueirão, da Fundação Cultural de Curitiba.

Ao todo foram 265 crianças de escolas da região participaram da celebração na Fazendinha. São alunos das Escolas Municipais Adriano Robine, Graciliano Ramos, Padre José de Ancheita, Nansyr Cecato, São Luiz e da Escola de Educação Especial Ali Bark. Todos receberam ainda uma árvore de Natal de papel que eles podem recortar, montar e enfeitar quando chegarem em casa.

Coral de Natal

No comando do coral da escola Adriano Robine está Ester Maldonado, 54. Ela é professora de Música e de Educação Física na escola e conta que no coral optou por trabalhar com ritmo e com a voz. “Eu já trabalho com música desde criança e eu alinhei isso com a escola, a gente então realizou várias oficinas e no final me pediram para auxiliar no coral”, explicou.

As crianças estavam muito animadas no palco. Eles usaram copos plásticos como instrumentos para cantar a primeira música, o que misturou as vozes com um pouco de ritmo musical. “Eu fiz uma seleção de vozes mais agudas pra fazer o coral, por isso a gente teve uma seleção dentro da turma”, contou a professora.

Os pais são fundamentais na participação das crianças no coral. “A gente tem todo apoio dos pais, dos professores, da direção e da equipe pedagógica e assim conseguimos cantar em vários eventos especiais como dia dos pais, dia das mães, páscoa entre outros”, disse Ester.

No final da apresentação, o prefeito foi até o palco para abraçar as crianças e para a professora, o que fica é o sentimento de trabalho cumprido. “Eu fico muito arrepiada, é uma sensação de felicidade e de reconhecimento. A gente fica feliz e satisfeito e com vontade de preparar mais apresentações e participar de mais corais”, definiu.

Uma festa surpreendente

Para os moradores da Regional Portão/Fazendinha, a apresentação do Auto de Natal Brasileiro e do coral foi muito surpreendente. A cozinheira Silvane Kimieck, 46, conta que achou tudo muito diferenciado do que no ano passado. “Eu achei o Auto bem rústico e bonito, uma coisa bem diferente que nunca havia sido feito antes, eu fiquei bem surpresa”, contou.

Já para a artesã Eugênia Pastuch, 47, a mensagem do prefeito foi um dos pontos que mais lhe deixou surpresa. “Às vezes os discursos falam só de presentes e coisas materiais, mas achei lindo que o Prefeito focou no espírito natalino, na história de Jesus e eu achei bem emocionante”, disse. Ela também elogia a decoração que foi montada na Rua. “Eu achei bonito e a árvore está bem enfeitada”, comenta.

Todas as regionais possuem uma árvore de Natal com sete metros de altura e decoradas com flores e guirlandas. A decoração natalina permanece em toda cidade até o dia 6 de janeiro.

Presenças
Também acompanharam as apresentações o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Eduardo Pimentel; o administrador regional, Gerson Gunha; o vereador Colpani;  a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; e a secretária de educação, Maria Sílvia Bacila.

Confira as próximas apresentações nas Regionais

Tatuquara – 12/12
15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra e Corais
20h - Ônibus da Cultura com o espetáculo de Natal: Sonho de luz, teatro de sombras da Cia Karagoz e apresentação das crianças do Projeto MusicaR das Regionais Tatuquara, Pinheirinho e Bairro Novo
Local: Rua da Cidadania Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara)

Boa Vista – 13/12
15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra, apresentações do Coral Cantar Curitiba do CEI Ano 300 e Ônibus da Cultura com Teatro de Natal: Sonho de Luz, teatro de sombras da Cia Karagoz
Local: Rua da Cidadania Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600, Boa Vista)

Bairro Novo – 14/12
20h – Cantata de Natal - Coro com 700 Vozes. Regência da Maestrina Esmeralda Rovani, direção musical e arranjos de Sérgio Justen e direção do Projeto MusicaR de Angela Sasse, Guilherme Romanelli e Cris Alexandre. Abertura do evento com a Banda Lyra.
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)

Acompanhe a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais pelo endereço: http://natal.curitiba.pr.gov.br/