Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Mais vagas

Crianças e familiares são recebidos com atividades de integração nos novos CMEIs

12/03/2018 15:27:00

Esta segunda-feira (12/3) foi um dia animado nos dez novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que entraram em funcionamento na cidade, abrindo 476 vagas para crianças de 0 a 3 anos. Meninos, meninas e suas famílias foram recebidos com carinho, atenção e uma série de atividades pedagógicas planejadas para garantir a melhor adaptação das turmas.

“Hoje é um dia de comemoração”, disse a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, que acompanhou o início das atividades nas novas unidades. “Conseguimos reorganizar servidores, chamar outros aprovados em concurso público e completar os enxovais para abrir os CMEIs e atender a comunidade que aguardava com ansiedade”, disse Maria Sílvia.

A ampliação das vagas nos dez novos CMEIs será gradativa, ao longo do ano, com a expectativa de chegar a 1.033 crianças até o fim de 2018. Os CMEIs foram inaugurados pela gestão anterior, porém sem condições de funcionamento. Faltavam equipamentos e servidores para o trabalho com as crianças.

Nestas novas unidades, 30% das vagas são destinadas ao atendimento em meio período, modalidade que, até então, só estava disponível às turmas pré-escola. “Era uma solicitação dos pais que têm horários diferentes de trabalho, alguns em meio período, outros à tarde e à noite”, explica a superintendente de gestão educacional, Elisângela Mantegute.

Para colocar novos CMEIs em funcionamento foram contratados 90 profissionais da educação – outros 60 serão chamados em abril - e adquiridos móveis, eletroeletrônicos, cobertores, colchonetes e material pedagógico.

Em novembro passado foram colocados em funcionamento os CMEIs Jornalista Mussa José de Assis, no Sítio Cercado, e Milton Luiz Pereira, no Tatuquara. Os dois oferecem 84 vagas. Somadas às abertas nesta segunda, são mais 560 vagas na educação infantil.

Adaptação

A organização para a abertura passou também pelo planejamento das atividades de adaptação. “A adequação é tanto para as crianças quanto para as famílias. Os primeiros dias são dedicados ao acolhimento, a apresentação dos espaços, dos profissionais da educação e das rotinas de trabalho”, disse Elisângela.

Foi essa receptividade que deixou segura a agente de atendimento telefônico Ana Carolina Sanches, que levou a filha, Cecília, de 1 ano e 7 meses, ao CMEI Santa Schier, no bairro Guaíra. “O primeiro dia já foi muito bom, então imagino que será maravilhoso para o desenvolvimento dela”, disse Ana Carolina.

O pequeno Lorenzo de Oliveira, de dois anos e quatro meses, chegou com a mochila nas costas, de mãos dadas com a mãe, a atendente de telemarketing Keila de Oliveira. A sala de atividades repleta de brinquedos coloridos, animada com música e presença de um trio de professores funcionou como convite. Em poucos minutos, o garoto se integrou à turma. “Estou feliz da vida por ter conseguido a matrícula. Ele ficará bem cuidado e eu poderei aumentar o meu turno no trabalho para melhorar a minha renda”, comemorou Keila. 

CMEIs que iniciaram atividades com crianças nesta segunda-feira (12/3):

Regional

CMEIs

Bairro Novo

 

Ivo Arzua, Jayme Canet Junior e Pedro Clayton Pelanda, no Sítio Cercado.

Tatuquara

 

Júlio Raphael Gomel, Tânia Brand e Lúcia Demeterco, no Campo do Santana.

Portão

 

Santa Schier, no Guaíra.

CIC

 

Maria do Rocio Ramina Maestrelli e Dona Francisca Wisek, no Augusta

Santa Felicidade

 

Giovanna Serenato Panichi, no São João.

 

*Em novembro passado foram colocados em funcionamento os CMEIs Jornalista Mussa José de Assis, no Sítio Cercado, e Milton Luiz Pereira, no Tatuquara.

 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484