Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cogemas

Cras Caximba é destaque de Curitiba em evento de assistência social

17/10/2018 15:29:00

Curitiba será a única cidade paranaense a apresentar experiência no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social no 3º Encontro Descentralizado do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Paraná (Cogemas). O evento será nesta quinta-feira (18/10), no Centro Cultural de Umuarama, noroeste do Estado, e reunirá cerca de 300 participantes entre técnicos, gestores e conselheiros envolvidos com a política de assistência social no Paraná.

O trabalho do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caximba, na Regional Tatuquara, unidade que integra a rede de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS), será a referência de Curitiba apresentada no evento. O Cras Caximba tem a experiência de acompanhar o maior número de famílias no serviço de Proteção e Atendimento Integral (Paif), em Curitiba. Ao todo, são mais de 4 mil famílias atendidas.

Outro destaque do trabalho do Cras Caximba é do atendimento a um público de variados perfis, entre eles crianças, adolescentes, pessoas idosas e indígenas, que vivem em um território que apresenta o maior índice de vulnerabilidade social do município. Metade das famílias mora na Vila 29 de Outubro - uma das 11 comunidades do bairro formadas a partir de ocupações irregulares. Do total de famílias, 1.163 vivem em condição de extrema pobreza.

Naquela área, a Prefeitura está trabalhando no desenvolvimento do programa socioambiental Bairro Novo da Caximba, de urbanização da área e emancipação das famílias. A ação é uma iniciativa do prefeito Rafael Greca, com a coordenação do Gabinete, projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em conjunto com a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab Curitiba), a Procuradoria Geral do Município e as secretarias municipais de Governo, Meio Ambiente, de Obras Públicas, Defesa Social, Educação e Fundação de Ação Social (FAS).

O governo do Estado também dá suporte ao programa por intermédio da Sanepar, Copel, o Instituto das Águas do Paraná e a Secretaria de Segurança Pública do Paraná. A comunidade local e a Associação dos Empresários da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC) também são parceiros na execução do programa Bairro Novo da Caximba.

Vínculos com a comunidade

Entre as pessoas atendidas pelo Cras Caximba está a auxiliar de serviços gerais Maria das Graças Carvalho, 69 anos, conhecida na comunidade Espaço Verde como Dona Naná. Com a ajuda do Cras, ela está entre os 896 moradores do Caximba contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) - valor equivalente a um salário mínimo, pago mensalmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pessoas com deficiência e idosos sem renda.

“Dona Naná sofre as sequelas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e tem problemas pra sair de casa. Por isso, fazemos visitas frequentes para monitorá-la e, se necessário, acionarmos outros serviços da Prefeitura”, conta a coordenadora do Cras, Rosilda Aparecida Fernandes de Araújo. Ela apresentará os resultados alcançados pela unidade de atendimento no encontro do Cogemas.

O cuidado com a idosa é apenas um exemplo das ações do Cras, que também desenvolve estratégias para promover o bem-estar de crianças e adolescentes. Entre elas estão encontros com as 120 famílias cujos filhos costumam faltar aulas ou abandonaram a escola para reverter o quadro. Também tem destaque a oferta de cursos e oficinas para adolescentes, com a ajuda de organizações da sociedade civil, para preparação para o mercado de trabalho e promoção da cidadania.  

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484