Cônsul do Reino Unido quer presença britânica no Vale do Pinhão

04/10/2017 18:28:00

Centro de inovação e de desenvolvimento de novas tecnologias, o Vale do Pinhão atrai a atenção internacional. Nesta quarta-feira (4/10) o cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Paul Patterson, esteve no gabinete do prefeito Rafael Greca e mencionou interesse em aproximar instituições acadêmicas e empresas britânicas do projeto curitibano, que incentiva os empreendedores da inovação.

Greca afirmou interesse na iniciativa e lembrou que os britânicos têm uma história em Curitiba. “A Fonte da Memória, na Praça Garibaldi, foi esculpida por Ricardo Todd, de uma tradicional família inglesa”, ressaltou.

O prefeito também lembrou as famílias Tampling e Gomm. Esta última deu nome ao bosque e à casa Gomm, onde funcionou o primeiro consulado inglês em Curitiba. Greca também brincou ao afirmar que prefere a classificação da erva-mate que está no Museu Garden, de Londres. “A classificação feita pelo inglês John Miers nomeou a planta Ilex Curitibensis, diferente da feita pelo botânico francês Auguste de Saint-Hilaire, Ilex Paraguaiensis”, afirmou.

O cônsul também enalteceu a importância do resgate da contribuição da cultura britânica em Curitiba. “Empresas inglesas foram responsáveis pela fundação de mais de 60 cidades no Paraná”, disse. Sobre o intercâmbio comercial, Patterson acredita que novos passos podem ser dados em breve. “Queremos fomentar essa relação, usando nossa história para criar um novo futuro”, concluiu.

A reunião também teve a participação do assessor da Prefeitura para Relações Internacionais, Rodolpho Zannin, e do coordenador do Patrimônio Cultural do Governo do Paraná, Sérgio Marcos Krieger.