Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento

Conselho do Trabalho discute Plano Diretor

05/11/2014 16:54:00

A revisão do Plano Diretor de Curitiba foi tema de uma oficina realizada nesta quarta-feira (5) pelo Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho de Curitiba (CMERT), com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). O debate girou em torno das relações entre o Plano Diretor e o desenvolvimento econômico, do trabalho e da gestão democrática.

O objetivo foi reunir subsídios e elucidar questões apresentadas pelos integrantes do Conselho, bem como apresentar propostas relacionadas ao desenvolvimento econômico para o Plano Diretor para o período 2015/2024.

“Nossa sugestão para o Plano Diretor de Curitiba são ações condutoras do processo de desenvolvimento”, disse a diretora de Planejamento e Relações do Trabalho Lenina Formaggi, destacando pontos como políticas públicas descentralizadas e as articuladas, diálogo social, trabalho decente e sistema de informações.

Representando o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), o economista Sandro Silva destacou que, como parte de uma região metropolitana, Curitiba precisa pensar e planejar de maneira integrada. Para ele, o Plano Diretor deve contemplar aspectos que garantam um transporte coletivo eficiente, a participação da sociedade nas de tomadas de decisão e o compromisso com o trabalho decente.

O presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), Celso Gusso, disse que empresários têm se reunido para apresentar sugestões que contribuam para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. “A Cidade Industrial possui 200 mil habitantes. Além disso, 23% do PIB de Curitiba e Região Metropolitana estão alocados neste imenso parque industrial. É hora de pensarmos em resolver o problema do Contorno Sul e a implantação de ciclovias”, afirmou.

O presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, disse é uma honra contribuir para o desenvolvimento dos próximos anos de Curitiba e da Região Metropolitana de Curitiba.

Participaram da reunião o secretário de Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi; o presidente do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, Ildemar Gorges;  a diretora  presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino; e a representante do Senac/Pr, Adriana Cardoso de Lima, além de conselheiros, gestores municipais e convidados do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho.

Revisão

O processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba está em curso, sob a coordenação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Uma nova rodada de audiências públicas está programada para o período entre 10 e 21 de novembro, em cada uma das nove regionais da cidade.

A apresentação de propostas pela internet continua com prazo aberto até dia 30 de novembro de 2014. A minuta do projeto de lei do Plano Diretor será validada numa Conferência de Revisão do Plano Diretor, prevista para os dias 6 e 7 de fevereiro de 2015.  

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484