Conheça Pedro Ribas, fotógrafo que abre a série Olhar Curitiba

20/09/2017 16:37:00

Nascido em Ponta Grossa e radicado em Curitiba, o fotógrafo Pedro Ribas (38) adora a capital. “É maravilhosa, riquíssima em imagem”, diz.

Segundo ele, são os diferentes ambientes que proporcionam esta riqueza – centro e periferia, urbano e natureza. Seja onde for, Pedro sabe o que procura com as lentes: "Tento achar uma cena diferente num lugar óbvio. Encontrar algo que ninguém viu".

A paixão pela fotografia começou quando trabalhava no laboratório de imagem da Prefeitura de Curitiba, em 1998. Foi sua primeira experiência na área e, apesar de ainda não trabalhar com a câmera, gostava de observar os colegas fotógrafos .

São estes profissionais curitibanos com quem trabalhou ao longo da vida seus maiores ídolos da fotografia. "Eles captavam cenas, lugares e pessoas 'comuns' com um olhar diferente. Isso me atraiu para a profissão", relembra.

Começou a carreira como fotógrafo em 2007, registrando eventos sociais e ensaios em estúdio. Aos poucos, foi perdendo o entusiasmo por essa área e conseguiu, finalmente, trabalhar com o ramo que o fez se encantar pela fotografia: o fotojornalismo.

"Ser fotojornalista, para mim, significa ir para um lugar sem saber o que vou encontrar pela frente e conseguir retratar o que aconteceu para quem não estava presente”, define.