Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento

Conheça os temas envolvidos na revisão do Plano Diretor de Curitiba

23/05/2014 14:27:00

O Plano Diretor define as políticas públicas e abrange as grandes diretrizes que norteiam o desenvolvimento harmônico do município. Os principais temas elencados são:

 

Estrutura Urbana

Orienta, ordena e disciplina o crescimento da Cidade, através dos instrumentos de regulação que definem a distribuição espacial das atividades, a densidade ocupacional e a configuração da paisagem urbana.

Instrumentos de Política Urbana

Instrumentos para ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da Cidade e da propriedade urbana, e para o planejamento, controle, gestão e promoção do desenvolvimento urbano.

Meio Ambiente e Cultura

Promove a conservação, proteção, recuperação e o uso racional do meio ambiente, em seus aspectos natural e cultural, visando a preservação ambiental e a sustentabilidade da Cidade, para a atual e as futuras gerações. Para fins de estudos técnicos, o tema é subdividido em "Patrimônio Cultural" e "Controle Ambiental e Mudanças Climáticas".

Mobilidade e Transporte

Tem o compromisso de facilitar os deslocamentos e a circulação de pessoas e bens no Município.

Habitação

Orienta as ações do poder público e da iniciativa privada propiciando o acesso à moradia, priorizando famílias de menor renda, num processo integrado às políticas de desenvolvimento urbano e regional e demais políticas municipais.

Segurança e Defesa Social

Proteção e segurança pública e capacidade de previsão, defesa e acolhimento em situações de calamidade.

Política de Desenvolvimento Social

Promoção social e econômica, de forma a gerar melhoria na qualidade de vida da população, preservando e incentivando as potencialidades regionais e locais, através da articulação das políticas públicas em suas várias dimensões.

Política de Desenvolvimento Econômico

Tem o compromisso com a contínua melhoria da qualidade de vida da população e com o bem estar da sociedade, com base nos princípios de sustentabilidade e de desenvolvimento local e endógeno.

Sistema de Planejamento Urbano

Define sua organização, funcionamento e instrumentos.

Gestão Democrática

Visa estabelecer uma relação entre a administração pública e a população, construída com base na democracia participativa e na cidadania, assegurando o controle social, em busca da cidade sustentável.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484