Substâncias ilícitas

Conferência vai atualizar políticas públicas de prevenção às drogas

06/12/2018 15:04:00

Cerca de 200 representantes do poder público, de órgãos representativos de classe e da sociedade civil organizada debatem, nesta quinta e sexta feira (6 e 7/12), políticas de prevenção e formas de tratamento a substâncias ilícitas que possam ser utilizadas no município. A 5ª Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas é feita na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Prado Velho.

A meta é atualizar as políticas públicas municipais de prevenção e tratamento, partindo dos debates em grupos de trabalho. No final do evento serão votadas e aprovadas as propostas que serão, então, incluídas nas políticas públicas de prevenção às drogas e tratamento de usuários de substâncias psicoativas de Curitiba.

“Todos que aqui estão vão se dedicar por horas a fio na apresentação, reflexão e avaliação de propostas, dos mais variados grupos e entidades, para que possamos ter outros olhares e para obtermos o melhor resultado”, disse o diretor do Departamento Municipal de Políticas Sobre Drogas, Cristiano de Bastiani.

O diretor de articulação e prevenção da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), Gustavo Camilo Baptista, participou do início da conferência apresentando um panorama nacional da política sobre drogas.

Ele mostrou experiências anteriores no trabalho com a temática e, junto com os participantes, levantou questões e dificuldades em implementar ações na área de prevenção. “Além da articulação do sistema, também propomos projetos específicos. Temos um quadro de pessoas que sequer sabem que são dependentes químicos, que não se reconhecem como tal”, observou.

Participaram da mesa de abertura o atual presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Thiago Massolin; e os vereadores Ezequias Barros, Thiago Ferro e Tico Kuzma.

Eixos temáticos

A conferência é dividida em cinco eixos temáticos: prevenção; tratamento, recuperação e reinserção social; redução de danos sociais e à saúde; redução da oferta; estudos, pesquisas e avaliações.

Também é durante a conferência que serão eleitos os integrantes de entidades civis que farão parte do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Curitiba (Comped). Participam da votação para a escolha dos membros das entidades não-governamentais os representantes da sociedade civil com mandato atual no Comped e todas as instituições habilitadas pela comissão eleitoral, por meio de seus representantes legais.