Conferência destaca integração metropolitana e mobilidade

12/05/2013 18:50:00

A 5ª Conferência da Cidade de Curitiba terminou neste sábado (11) com a aprovação, em sessão plenária, de novas propostas do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) para o município. As propostas foram discutidas e aprimoradas pelos delegados da Conferência reunidos em grupos temáticos no dia anterior. Entre os temas debatidos estavam as prioridades quanto à política de desenvolvimento urbano, no período de 2014 a 2016, no âmbito municipal. Também foram aprovadas contribuições para as conferências estadual e nacional que serão realizadas em agosto e novembro de 2013, respectivamente.

No âmbito municipal, foram aprovadas dez prioridades, com destaque para o desenvolvimento de uma política de integração da Região Metropolitana de Curitiba, uma vez que a capital paranaense e os municípios vizinhos enfrentam problemas comuns que precisam ser solucionados de forma conjunta. Também foi levantada a necessidade de criação de um programa preventivo de manutenção urbana, vinculado às Administrações Regionais de Curitiba, com o objetivo de fiscalizar a qualidade dos equipamentos existentes e mapear a necessidade de novos serviços.

No tocante à mobilidade urbana, os delegados sugeriram a criação de um setor especializado em mobilidade não motorizada dentro da Prefeitura de Curitiba que seria responsável pelo desenvolvimento e implementação de políticas públicas para o setor. Na área relacionada ao meio ambiente, foi indicada como prioridade a solução de conflitos entre a legislação ambiental e a legislação urbanística.

As questões relacionadas à habitação e à função social da propriedade do solo urbano tiveram grande destaque nas prioridades eleitas nos âmbitos municipal, estadual e federal, evidenciando grande preocupação e interesse da sociedade civil organizada em relação a esse tema. “Foram dois dias de muitos debates, discussões e grande riqueza de contribuições. Todos os representantes das organizações e entidades puderam se manifestar, trazendo seus pontos de vista, com o interesse maior de contribuir para a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento de Curitiba”, avaliou Sérgio Póvoa Pires, presidente da Conferência da Cidade e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).