Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Empreendedores

Conecta Engenho abre espaço para as "sementes" da inovação

01/04/2017 13:55:00

Inovação e empreendedorismo. Tecnologia e sustentabilidade. Pequenas empresas apresentaram projetos no Conecta Engenho, evento que faz parte do Vale do Pinhão, projeto de incentivo à inovação recém-lançado pela Prefeitura em parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e a Fundação Cultural de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca conheceu as iniciativas inovadoras da cidade e se disse orgulhoso do trabalho que está sendo desenvolvido pelos curitibanos. “Esse lugar me assegura que neste outono, além dos pinhões que vão cair das Araucárias, muitas sementes de inovação vão brotar em Curitiba”, disse o prefeito.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Lacerda, explicou que o evento promove a conexão entre os atores da inovação que já existem em Curitiba. “A presença do prefeito demonstra o comprometimento da atual gestão com a questão da inovação”, reforçou Lacerda

Entre os expositores, o prefeito conversou com o desenvolvedor de web Arthur Araújo, a quem o prefeito apelidou carinhosamente de “piá curitibano, verde e cibernético”. Araújo apresentou um projeto de horta tecnológica e autossustentável.

Ainda no ramo da sustentabilidade, dois expositores levaram projetos de geração de energia limpa. Reinaldo Cardoso, por exemplo, trabalha com um modelo de produção de energia solar por assinatura que pode ser adaptado em residências particulares, condomínios e empresas. “Nossa intenção é popularizar a energia solar”, revelou Cardoso.

Já o engenheiro Felipe Wotecoski demonstrou um projeto de micro centrais hidrelétricas, sistema que já conquistou o Parecer de Acesso da Copel e já tem unidades operando no Paraná, inclusive na região metropolitana. “É uma tecnologia de alta eficiência para baixa disponibilidade de água”, explicou Wotecoski.

Greca elogiou o trabalho desenvolvido por alunos da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag. Aline Isabeli Stofela, Gustavo Vinícius Hubner Maia, Henrique César Hubner Maia, Marjorie Eduarda Stofela, Matheus Silva Maximovitz, Samuel Ribeiro Pinto e Benjamin Correia de Oliveira, acompanhados pela técnica Armindaliz Ribas Cavalcante, desenvolveram um sensor que ajuda cães cegos, baseado na eco localização – a mesma usada pelos morcegos, por exemplo. Outro projeto criado por eles é o TeaBot, um robô “abraçador” para autistas. Segundo Henrique César explicou, o robô ajuda os autistas a perderem o medo do abraço e estimula a produção da ocitocina. “É hormônio que melhora o convívio social”, contou.

O prefeito recebeu um caderno de notas do poeta curitibano Aluísio de Paula, que, com seu projeto ParaFrasear, convida as pessoas a completarem as frases do caderno da forma que preferirem, exercitando a sua leitura poética.

O empresário Fábio Galvão presentou Greca com uma garrafa de sua cerveja comemorativa do aniversário de Curitiba, que leva Pinhão em sua receita. “É uma cerveja colaborativa, pois fizemos uma enquete para saber o que as pessoas queriam saber em termos de estilo, ingredientes, nome.”

Também participaram o diretor-técnico da Agência Curitiba de Inovação, Tiago Francisco, a diretora do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto, a diretora de Planejamento e Inovação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Rafaella Munhoz da Rocha Lacerda, e o assessor da Prefeitura para relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó.

Conecta Engenho

O evento acontece neste sábado (01/03) e domingo (02/03) e terá palestras com empreendedores, especialistas e representantes de entidades ligadas à inovação e tecnologia. As palestras têm duração de 30 minutos e serão realizadas no segundo andar do Engenho da Inovação. 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484