Consciência Negra

Comunidade afro-curitibana celebra as raízes neste fim de semana

09/11/2018 11:36:00

Novembro, mês da Consciência Negra, tem programação diversificada de esporte, cultura, educação, arte e lazer em Curitiba. Duas das principais atividades acontecem neste fim de semana. No sábado (10/11) será realizado o I Fórum de Capoeira, no Salão de Atos do Parque Barigui, e no domingo (11/11) o Paz Curitiba, com esporte e cultura na Praça Afonso Botelho, no Água Verde. As atividades são gratuitas.

O I Fórum de Capoeira, com o tema Desafios e Possibilidades, será das 8h30 às 18h e deverá reunir cerca de 300 pessoas, entre capoeiristas, professores da rede municipal de ensino e interessados no esporte. O objetivo é proporcionar qualificação sobre os aspectos pedagógicos, físicos, musicais, culturais e históricos da capoeira.

No Paz Curitiba são esperadas cerca de 500 pessoas para atividades de lazer e esporte e para a Africa’s Cup – campeonato de futebol da comunidade afro-brasileira, das 9h às 18h. O evento terá futebol e de vôlei de areia, streetball e skate, apresentações de capoeira, hip-hop, DJ’s e grafitagem, jogos de tabuleiros gigantes e tênis de mesa. A Africa’s Cup, organizada pela Comunidade Nigeriana no Estado do Paraná (Conipa), é realizada há três anos na cidade.

As ações são uma parceria entre as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da Educação (SME) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e organizados pela Assessoria de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba.

Paz Curitiba

Dia: domingo (11/11)

Local: Praça Afonso Botelho, Água Verde

Fórum de Capoeira de Curitiba

Dia: sábado (10/11)

Horário: das 8h30 às 18h

Local: Salão de Atos do Parque Barigui

Palestras do fórum:

Legislação e Fórum Setorial de Capoeira, com Elton Barz.

Ética e Responsabilidade Sociocultural, com Mestre Kinkas

A Capoeira e os Patrimônios Imateriais da Cultura Brasileira/ IPHAN, com Geslline Braga

Grupos de Trabalho

Capoeira Pedagógica: Conteúdos Estruturantes para Capoeira nas Escolas