Comitiva apresenta tecnologia alternativa de geração de energia

15/03/2017 17:41:00

Uma comitiva liderada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) apresentou nesta quarta-feira (15/03) ao vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, uma nova tecnologia que possibilita a geração de energia através placas implantadas em ciclovias da cidade. Com o atrito do pneu, o piso emite um sinal que pode ser transformado em corrente elétrica. Além disso, a tecnologia pode servir para coleta de dados sobre a intensidade de tráfego e sincronização dos semáforos.

”Curitiba sempre foi uma cidade reconhecida mundialmente pela inovação. A implantação de tecnologias para geração alternativa de energia é uma demonstração do pioneirismo da cidade e um exemplo de sustentabilidade”, afirmou Eduardo Pimentel. A Prefeitura vai avaliar a implantação do produto e os locais para teste. “Vamos estudar a proposta seguindo sempre a orientação do prefeito Rafael Greca”, disse.

Pimentel agradeceu o interesse dos japoneses em investir na cidade e destacou o apoio da Jica para o desenvolvimento de Curitiba. “A Jica é historicamente uma grande parceira da Prefeitura de Curitiba. Temos muito interesse de manter esse trabalho em conjunto para atração de novas tecnologias." Além da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura, o projeto também terá a contribuição do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).

A empresa japonesa Soundpower, única detentora da tecnologia, escolheu Curitiba para testar o produto e estrear no mercado brasileiro. O projeto não terá custo para a Prefeitura. “Essa é uma tecnologia única que escolhemos apresentar para Curitiba pela sua imagem internacional de cidade inovadora. Gostamos muito da recepção da Prefeitura e estamos animados com a possibilidade de parceria”, afirmou Kohei Hayamizu, CEO da Soundpower Corporation.

A comitiva japonesa é formada por integrantes da Japan Development Service, da Jica e da Soundpower Corporation. Eles ficam na cidade até sexta-feira (17/03). Durante a visita em Curitiba, a comitiva japonesa também conheceu o projeto Vale do Pinhão. Eles elogiaram a medida e pediram para fazer parte do projeto, como parceiros de negócios. Além da comitiva, estavam presentes na reunião o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Feijó, e o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros.