Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Integração

Comitê gestor reconduz presidência do pró-Metrópole

12/04/2018 14:42:00

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, segue na presidência do Comitê Gestor do Pró-Metrópole no mandato 2018/2019, tendo na vice-presidência o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Hélio Bampi, e Alexandre Schlegel na coordenação de Relações Institucionais. A definição pela continuidade do grupo de comando do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba foi aprovada por unanimidade entre os representantes do Pró-Metrópole e anunciada nesta quinta-feira (12/4), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

“Essa reunião marca mais um passo para que a Grande Curitiba seja uma só. É uma região muito forte onde vivem 30% dos paranaenses e que responde por 42% do Produto Interno Bruto do Paraná ”, afirmou o prefeito.

O Pró-Metrópole é um movimento de interesse público, sem fins lucrativos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento produtivo integrado dos municípios da Grande Curitiba. O programa integra representantes dos setores públicos e privado e tem como participantes a Prefeitura de Curitiba, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), a Federação do Comércio (Fecomércio) e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap).

Atlas

Na reunião foi apresentado o escopo de um Atlas Metropolitano elaborado por um grupo técnico da Fiep e editorado pelo Ippuc, com informações socioeconômicas da RMC. “Vimos a necessidade de reunir variáveis específicas para o melhor entendimento dos gestores dos municípios. A ideia é contribuir com a gestão”, explicou o coordenador de Fomento e Desenvolvimento Econômico da Fiep, Marcelo Alves.

Segundo o técnico da Fiep, o atlas será uma ferramenta útil no estudo de possibilidade de negócios e atração de investimentos para municípios metropolitanos. “As mudanças na pirâmide etária com o aumento da população idosa, por exemplo, indica a redução de pessoas economicamente ativas. Menos mão de obra e mais aposentadoria”, observou.

O documento, em fase final de formatação, deverá ter mil exemplares na versão impressa e estar disponível no formato digital no portal Metrogeo (Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas), ferramenta para consulta e gestão de dados comuns da Grande Curitiba. Ainda não foi definida a data para o lançamento

O instrumento, disponível na internet no endereço http://metrogeo.org.br/, funciona como um grande banco de dados dos equipamentos urbanos, onde as cidades podem acessar e inserir referências sobre seu território.

Mercado Comum

Greca assumiu o comando do Pró-Metrópole em 13 de março do ano passado, em evento realizado na Fiep. Na ocasião, propôs a criação de um Mercado Comum Metropolitano como vetor da integração da Grande Curitiba. “É nosso entendimento que já passou da hora de haver um planejamento metropolitano. É momento de agirmos de acordo com o que já somos: uma cidade só. E de criar uma cadeia produtiva e propulsiva comum”, disse o prefeito.

Nesse período, a proposta tomou forma na área do abastecimento, com a criação de um selo de qualidade para poncãs produzidas na região do Vale do Ribeira. No próximo dia 20, a iniciativa, desenvolvida com o suporte do Grupo de Trabalho Agroalimentar do Pró-Metrópole, será apresentada Mercado Municipal de Curitiba. Deste processo participam quatro municípios produtores do Vale do Ribeira e duas cooperativas. Nessa primeira edição receberão o selo Vale do Ribeira 100 mil caixas com 20 quilos de poncãs direcionadas ao consumidor de Curitiba.

Fomento regional

A atuação do Pró-Metrópole se dá no limite territorial da Região Metropolitana de Curitiba, que corresponde a uma área de 16.591 km², entre as divisas de São Paulo e Santa Catarina, onde vivem perto de 3,5 milhões de habitantes, em 29 municípios, incluindo a capital.

No Pró-Metrópole, os membros, tanto da esfera pública como do campo privado, atuam em parceria para o fomento e a indução do desenvolvimento da Região Metropolitana de acordo com as potencialidades locais.

Entre os representantes das entidades que compõem o Pró-Metrópole presentes à reunião estiveram Airton Hack, da Associação Comercial do Paraná (ACP), Carlos Macedo, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Wilson Perussolo, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Luiz Gustavo Comeli, do Sebrae-PR, e Derli Dossa, da Secretaria de Estado do Abastecimento (Seab).

Da esfera municipal participaram Marcelo Ferraz César, Ricardo Bindo, Sérgio Matheus Rizzardo e Sheila Branco, do Ippuc; Antonio Borges dos Reis, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; o presidente do Imap, Alexandre Jarchel de Oliveira; e Frederico Lacerda, da Agência Curitiba.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484