População atendida

Começam obras nas vias de acesso para o funcionamento do Viaduto Pompeia

05/10/2018 14:01:00

A Prefeitura de Curitiba começou a fazer obras em uma das vias que fazem parte do acesso ao Viaduto Pompeia, no Tatuquara. A drenagem da Rua Francisco Xavier de Oliveira é parte dos trabalhos que se estenderão ao longo de 1.300 metros de ruas da região.

O prefeito Rafael Greca vistoriou os trabalhos na manhã desta sexta-feira (5/10) e comemorou o início da nova fase do viaduto que foi construído parcialmente, sem os acessos.

"A Rua Francisco Xavier de Oliveira começa a receber as obras do binário da Vila Pompeia. Essa rua vai ser a saída do Tatuquara para a Linha Verde e a entrada vai ser pela Rua João Batista Bettega Junior", explicou Greca.

Entre as duas ruas, outros binários acessórios funcionarão como complemento às alças do viaduto. "Foi a forma que nós encontramos de resolver o problema que parecia impossível de resolver, que o ex-prefeito havia deixado inacabado. Vai funcionar o viaduto", garantiu Greca, ao lado do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, do administrador regional do Tatuquara, Jadir Silva, e de técnicos da prefeitura.

Desafio

Encontrar uma solução para o viaduto construído pela Autopista Planalto Sul/Arteris e concluído em setembro de 2015, na gestão anterior, foi o desafio que Greca apresentou às equipes técnicas do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e da Secretaria de Obras, durante uma visita à Regional Tatuquara no primeiro mês do seu mandato, em janeiro de 2017. Ao vistoriar o viaduto inacabado, Greca solicitou uma solução para a obra, a partir da implantação das alças de acesso.

Foi feito contato com os representantes da concessionária que construiu a cabeceira do viaduto e realizado o projeto complementar necessário, que foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O aposentado Walter Calgaroto, morador da Rua Francisco Xavier de Oliveira há 40 anos, assiste ao início das obras e está otimista. "Esse viaduto que a concessionária fez tem mais de três anos. Melhorando a estrutura, melhora tudo. Acho que vai valorizar os imóveis da região", avalia o morador.

Rua mais larga

A transformação das ruas que terão obras será bem significativa. A Francisco Xavier de Oliveira será alargada e terá nove metros de largura, com duas pistas para o tráfego e mais uma para o estacionamento. Atualmente, ela tem cerca de 6,5 metros de largura. Também será asfaltada e sinalizada, terá calçadas novas, melhorias na iluminação e paisagismo.

O serviço atual é feito desde o cruzamento com a Estrada Delegado Bruno de Almeida e seguirá até a cabeceira do Viaduto Pompeia. Equipes da Sanepar também começam a fazer o trabalho de relocação das redes de água e de esgoto.

Além da Francisco Xavier de Oliveira, serão feitas obras de drenagem, pavimentação, calçadas, paisagismo, sinalização e iluminação em trechos das ruas José Zanoncini e Francisca Ferreira da Luz, no entorno do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, na ligação da Francisco Xavier de Oliveira com a BR-116, no sentido sul, e na alça de acesso que permitirá o retorno da Francisco Xavier de Oliveira para a Rua Francisco Warcheski, em direção ao bairro.

Nos trechos onde for necessário será refeita a rede de abastecimento de água e a de coleta e tratamento de esgoto, com o acompanhamento da equipe técnica da Sanepar.