Participação popular

Começa nesta quarta-feira a 6ª Conferência da Cidade de Curitiba

14/06/2016 16:42:00

A 6ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba (6ª COMCURITIBA) tem início nesta quarta-feira (15) à noite e irá se estender até sábado (18). O evento tem o propósito de discutir e elaborar políticas públicas voltadas ao futuro de Curitiba, visando à construção de uma cidade sustentável do ponto de vista social, econômico e ambiental. Realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e coordenado pelo Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), o evento está programado para os dias 15, 17 e 18 de junho, em dois endereços: Reitoria da Universidade Federal do Paraná (Rua XV de Novembro, nº 1299, Centro) e Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (Rua Dr. Faivre, nº 398, Centro).

A 6ª COMCURITIBA terá três assuntos centrais. O primeiro deles terá foco nas contribuições que o Concitiba vai encaminhar para a Conferência Estadual e que, posteriormente, serão levadas para a Conferência Nacional, cujo tema escolhido é “A função social da cidade e da propriedade”. Os debates vão ocorrer em torno dos cinco eixos escolhidos para este ano: habitação, espaços públicos e mobilidade, desenvolvimento econômico, gestão democrática e conflitos relacionados ao desenvolvimento urbano.

A segunda etapa da conferência será composta pelas contribuições à Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo que precisa ser adequada ao Plano Diretor de Curitiba, sancionado em março de 2015. “Tenho certeza de que será um momento muito rico e produtivo, no qual os representantes dos mais variados segmentos da sociedade civil organizada poderão se manifestar a respeito da adequação desta lei que é fundamental para o futuro de Curitiba que busca sempre ser participativa, criativa, inclusiva e socialmente justa”, salientou o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

Durante a conferência também serão eleitos os novos membros do Concitiba para um mandato de três anos. As entidades de cada segmento inscritas na 6ª COMCURITIBA elegerão entre si os conselheiros que terão assento no próximo mandato do Conselho. A distribuição das cadeiras entre as entidades segue a divisão e a proporcionalidade indicadas pelo Conselho Nacional das Cidades, totalizando 32 titulares e 32 suplentes.

Ampla participação da comunidade

A 6ª COMCURITIBA deverá contar com a participação de 500 delegados que terão direito a voz e voto nos eixos de debate e também na eleição dos novos conselheiros do Concitiba. A distribuição das vagas será formada por 251 representantes da sociedade civil organizada sendo: 117 membros dos movimentos populares; 43 membros das entidades sindicais; 43 representantes do empresariado; 29 representantes das entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e de conselhos; e 19 representantes das organizações não governamentais. Também serão delegados 185 gestores e administradores públicos vinculados aos poderes executivo e legislativo municipais, além dos 64 conselheiros atuais do Concitiba.

Numa iniciativa inédita em termos nacionais, a 6ª COMCURITIBA abrirá outras 100 vagas para a participação cidadã nos eixos de debate. Podem participar deste segmento, como pessoas físicas, os cidadãos não vinculados a nenhuma entidade. Além deste número, serão aceitos participantes na condição de observadores, categoria que não terá direito a voz e nem a voto. Os observadores deverão se credenciar diretamente no local da conferência, não sendo necessária a inscrição prévia. O número de observadores será determinado de acordo com a capacidade do auditório, para que a conferência ocorra de maneira confortável e segura para todos.

6ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba (COMCURITIBA)

Credenciamento: dia 15 de junho, a partir das 17h.

Abertura: dia 15 de junho, das 19h às 22h, no Teatro da Reitoria da UFPR, situado na Rua XV de Novembro, nº 1299.

Reuniões Temáticas: dia 17 de junho, das 08h30min às 12h30min e das 14h às 18h, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação, situado na Rua Doutor Faivre, nº 398.

Eleição dos Membros do Concitiba e Delegados para a 6ª Conferência Estadual das Cidades: dia 18 de junho, das 08h30min às 12h30min, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação, situado na Rua Doutor Faivre, nº 398.

Plenária Final: dia 18 de junho, das 14h às 18h, no Teatro da Reitoria da UFPR, situado na Rua XV de Novembro, nº 1299.

Outras informações: 3250-1393 / 3250-1306 / 3250-1400.