Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cidadania

Com atividades de lazer e esportes, Comunidade Escola chega a Santa Felicidade

04/06/2017 09:38:00

O programa Comunidade Escola da Prefeitura de Curitiba chegou, neste sábado (03/06) à Escola Municipal Foz do Iguaçu. O programa oferece atividades gratuitas de lazer, cultura e esportes nas escolas aos sábados. Toda a comunidade pode participar.

A cerimônia de abertura teve a presença da secretária Maria Sílvia Bacila, que ressaltou a importância do programa como forma de reunir as pessoas e dar a elas a oportunidade de usufruir de um espaço de lazer e formação. “O Comunidade Escola é uma festa de encontros onde, para além das ações educacionais, estão as lições de cidadania, amizade, partilha e colaboração”, disse Maria Sílvia. "É um lugar de todos e feito para todos, uma ação de  compromisso e responsabilidade da gestão para a comunidade.”

Aproximadamente 300 pessoas entre adultos e crianças passaram pela escola para comemorar o sábado de diversão.  Eles puderam participar de jogos, como o xadrez, e brincadeiras, como cama elástica, pintura, pingue-pongue, música, dança, teatro, além de terem à disposição oficinas de culinária, artesanato, percussão e pintura, exposição de fotos do programa Linhas do Conhecimento e atendimento de enfermagem.

 

Cidadania e vozes
Para a diretora do Foz do Iguaçu, Elaine Aparecida Seneki, a chegada do Comunidade Escola merece comemoração, tanto dos alunos e professores quanto da comunidade. "É importante que as famílias tenham um espaço de aprendizagem e conhecimento”, afirmou ela. “A escola é nosso bem comum; aqui, todos são importantes. O programa incentiva as pessoas a sonhar, desabrochar e a se descobrir verdadeiramente como cidadãos.”

O Coral Vozes da Felicidade, da Fundação de Ação Social (FAS), se apresentou durante o evento, seguido da apresentação de Hip Hop dos estudantes do contraturno, sob a coordenação da professora Milena Kudla. Estudantes da escola, integrantes do projeto Jornal Eletrônico Extra, Extra! fizeram a cobertura do evento para a publicação online.

Para a funcionária pública Rosilene Lima, as atividades ofertadas na escola são diferentes e interessantes, favorecendo a população do bairro.  “Hoje a criançada está se divertindo muito e podemos interagir com nossos filhos, conhecer as famílias dos colegas deles e ampliar nossas relações e saberes”,  destacou.

A pequena Raylene Aqualtune, de 9 anos, já prevê que o programa trará muito benefícios à comunidade. “Vai ser muito bom para a gente ter um lugar onde podemos frequentar em família. A escola vai juntar as pessoas, poderemos fazer novas amizades e isso é importante pra todos”, disse.

Espaço aberto
O programa Comunidade Escola valoriza a escola como espaço aberto de conhecimento, promovendo parcerias e ações integradas para o desenvolvimento da comunidade local. 

“A parceria entre escola e comunidade é indispensável para uma educação de qualidade e depende de uma boa relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes”, afirmou a coordenadora do programa Comunidade Escola, Andrea Barletta.

 

Presenças
Entre os presentes à cerimônia, estavam lideranças comunitárias, muitos pais e crianças, a administradora da Regional de Santa Felicidade, Simone da Graça Chagas Lima, a chefe do Núcleo Regional de Ensino de Santa Felicidade, Denise Lipinski, a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Iargas Mantagute, a vereadora Maria Manfrom, a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Budel, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Profissional, João Batista dos Reis e a diretora do departamento de Planejamento, Estrutura e Informações, Elizabeth Dubas Laskoski.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484