Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Novas energias

Com apoio do C40, Curitiba busca avançar no uso de painéis solares

09/08/2018 18:14:00

O prefeito Rafael Greca recebeu, na tarde desta quinta-feira (9/8), na Prefeitura, os participantes da missão técnica da rede de cidades C40. O objetivo foi reforçar a intenção de implantar tecnologias de geração de energia limpa em Curitiba.

“A vontade de ter novas energias na cidade existe antes de eu ser novamente prefeito de Curitiba”, contou Greca, ao mostrar o capítulo sobre o tema em seu livro Curitiba – Luz dos Pinhais. “E tenho tentado implementar desde o início da gestão, mas existe muita burocracia na legislação do país”, completou.

Entre as possibilidades, existe a ideia de colocar painéis solares no topo do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, e na Rodoferroviária.

Curitiba Mais Energia

A comitiva, que fica em Curitiba até esta sexta-feira (10/8), fez visitas técnicas e reuniões em diversos setores do município para avaliar as propostas trazidas no projeto Curitiba Mais Energia.

O objetivo do grupo do Departamento CFF – Cities Finance Facility é avaliar a capacidade técnica da cidade para receber os recursos de US$ 1 milhão para busca de financiamento para o projeto.

O valor, caso liberado, deve ser destinado à contratação de consultoria, que vai elaborar uma proposta para a Prefeitura conseguir financiamento com bancos, agências internacionais de investimento ou governos.

A gerente de projeto C40 – CFF, Manisha Gulati, acredita no potencial da cidade. “Não sou eu quem tomo as decisões, mas adoramos estar aqui nesta semana, conhecer as autoridades e os setores da administração municipal”, comentou. “Queremos apoiar e trabalhar com Curitiba para que a visão do prefeito Rafael Greca seja realmente implementada e haja cada vez mais e mais painéis solares por aqui.”

Para a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, já houve avanços em uma série de questões para a viabilidade das novas energias na cidade. “Os técnicos do C40 vão nos ajudar a estruturar estes projetos, o que vai beneficiar iniciativas futuras.”

O assessor municipal de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin, lembrou que Curitiba é uma das 20 cidades selecionadas no mundo nesta etapa e a única no Brasil. “Os técnicos estão admirados com a potencialidade da cidade para a geração de novas energias e o aproveitamento do capital já existente, especialmente no que diz respeito aos painéis solares”, avaliou.

Os resultados da seleção devem ser conhecidos ainda neste semestre, em uma cerimônia na cidade de Berlim, na Alemanha.

Durante a semana, além de um encontro com o prefeito Rafael Greca, houve reuniões envolvendo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), as secretarias municipais de Finanças, do Meio Ambiente e da Comunicação Social, a Urbs e a Copel Distribuição.

O grupo também fez visitas técnicas ao Palácio 29 de Março, além de terminais de transporte coletivo e ao Aterro da Caximba.

C40

O C40 é uma rede formada por cidades comprometidas com a discussão e o encontro de soluções para os problemas decorrentes das mudanças climáticas.

A atual presidente do C40 é a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. O prefeito de três mandatos da cidade de Nova York, Michael R. Bloomberg, é presidente do conselho. Curitiba integra o C40 desde 2007.

Presenças

Estiveram com o prefeito o assessor da GIZ (Agência Alemã de Desenvolvimento), Michael Neulinger; o especialista da GIZ no Brasil, Tobias Kühner; e o vice-diretor regional para a América Latina do C40, Ilan Cuperstein.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; a supervisora de informações do Ippuc, Liana Vallicelli; e o assessor técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para Novas Energias, Adilson Marin, acompanharam a reunião.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484