Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

População atendida

Caminhadas à noite no Tingui ficam mais seguras com nova iluminação

24/10/2018 10:50:00

Os 4,5 mil metros da pista de caminhada do Parque Tingui, no bairro São João, estão recebendo nova iluminação. A Prefeitura, por meio do Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras Públicas, está instalando 226 postes e luminárias com lâmpadas de led de 60 watts.

Melhorias como a do Tingui estão sendo feitas em outros locais. Além de parques, praças, academias ao ar livre, canchas, quadras, ciclovias da cidade receberão luminárias novas, projetores, postes e circuitos elétricos necessários para a iluminação de qualidade nos espaços destinados ao lazer e ao esporte. O investimento é de R$ 9,3 milhões, até setembro de 2019. Os locais são definidos a partir de solicitações dos moradores.

“Com esta nova iluminação, mesmo à noite o Parque Tingui pode ser ainda visitado. São 4,5km de luminárias de led nas pistas de caminhada ao longo de todo o parque. Caminhar no parque é muito bom para a saúde e com a nova iluminação vai ficar mais prazeroso e seguro”, afirmou o prefeito Rafael Greca, que esteve no local na noite desta terça-feira (23/10).

Além da pista de caminhada que contorna todo o parque e o Memorial Ucraniano, o estacionamento vai receber nove postes, seis duplos e três simples, com luminárias de led de 75w.

Esta era uma reivindicação dos usuários do parque. "Fizemos um projeto luminotécnico e agora está sendo implantada esta nova rede que visa garantir a segurança e o conforto visual para quem utiliza o parque à noite, atendendo assim às necessidades da população”, disse Tony Malheiros, diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Obras Públicas.

Ampliação da rede

Além da iluminação de importantes espaços da cidade, a prefeitura também está ampliando a rede de distribuição de energia elétrica. Iniciada em 31 de julho, até dezembro implantará nova iluminação pública em 15,6 quilômetros de vias da cidade. Serão instalados 453 pontos de iluminação em 53 bairros.

O investimento na ampliação da rede é de R$ 739,5 mil em toda a cidade, recursos vindos da contribuição de iluminação pública que todos pagam para manter e melhorar o sistema de Curitiba. Ela é cobrada na fatura de energia elétrica.

As ruas atendidas foram definidas de acordo com os pedidos feitos pela população nas consultas públicas do programa Fala Curitiba e das demandas que chegam pela Central 156, além daquelas encaminhados às administrações regionais.

Tudo é aprovado pela Copel, concessionária do serviço que tem como padrão normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O cronograma de execução dos serviços também é definido com a Copel.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484