Sala São Paulo

Camerata se apresenta na principal sala de concertos do Brasil

12/07/2018 20:15:00

Em turnê, a Camerata Antiqua de Curitiba (CAC) leva Motetos de Bach, na noite desta quinta-feira (12/7), para a Sala São Paulo, principal palco da cena musical do Brasil, considerada uma das melhores sala de concertos do mundo. A apresentação faz parte do Festival de Campos de Jordão, maior festival de música erudita do País, que levará grupo curitibano também a um concerto na serra paulista na noite desta sexta-feira (13/7) (confira a programação no fim deste texto).

Este é o terceiro ano consecutivo de apresentação na Sala São Paulo, mas se trata da primeira vez que o grupo se apresenta com Coro e Orquestra. Neste ano a Camerata executa o programa "Motetos de Bach”, sob a regência de Luís Otávio Santos e acompanhada de solistas.

Essa turnê marca o retorno dos Motetos de Bach, que o grupo traz de volta ao palco depois de 12 anos – a última vez em que a Camerata apresentou essas obras foi em 2006, também sob regência de Santos.

Após as apresentações em São Paulo, a Camerata segue em turnê pelo Paraná. A Camerata estará no Festival de Música de Cascavel e em Foz do Iguaçu. Em cada cidade um programa distinto, reforçando o contato com público e os locais visitados.

As apresentações acontecem na próxima quinta-feira (19/7), no Festival de Música de Cascavel e na sexta-feira que vem (20/7), no Cine Teatro Barrageiros, em Foz do Iguaçu. As entradas são gratuitas.

O concerto Cartas e Provérbios tem a regência da maestrina Mara Campos. Em sua primeira apresentação, o Programa definido para o interior já lotou a Capela Santa Maria. São obras aclamadas pelo grande público e que serão executadas pelo coro da Camerata com 20 cantores, orientados tecnicamente por Campos, e a orquestra com 20 instrumentistas de cordas.

Com a viagem, a Camerata busca aperfeiçoar e dinamizar a vida artística.

“A participação da Camerata Antiqua de Curitiba nos festivais de São Paulo e Cascavel e na Sala São Paulo e em Foz do Iguaçu demonstra a maturidade da Camerata, o que orgulha muito nossa cidade”, afirma a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

“Nos contatos que fizemos com gestores dessas cidades, todos ficaram entusiasmados com a proposta. Isso mostra a força que a Camerata tem fora dos limites de Curitiba”, destaca Marino Jr. Galvão, diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela administração do grupo.

O violinista e coordenador da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Francisco Freitas Jr. avalia as apresentações: “Acredito que estamos numa fase áurea da Camerata, tanto na performance, quanto no amadurecimento do grupo. E essas viagens só contribuem para fortalecer a nossa identidade e divulgar nosso trabalho”, avalia Freitas.

O desafio e responsabilidade de se apresentar em outros espaços e cidades foi destacado por Janete Andrade, coordenadora erudita do ICAC: “essa turnê é um reconhecimento artístico para o grupo, pois se estivesse em outro momento dificilmente poderia ter se apresentado nesses locais. Tocar em um Festival como o de Campos do Jordão e na Sala São Paulo, que é a meca da música erudita no pais tem um grande peso”, frisa Janete.

A turnê pelo interior do Paraná é uma realização do Ministério da Cultura e Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura, com apoio da Itaipu Binacional, Hotéis Mabu, Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta no estado de São Paulo

Regência Luís Otavio Santos

As apresentações acontecem nos dias:

Quinta-feira, 12/07

às 20h30, na Sala São Paulo – Sala de Concertos.

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 Luz – São Paulo.

Ingressos: R$20,00

Sexta-feira, 13/07

às 20h30, no Auditório Cláudio Santoro, Campos do Jordão.

Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880

Alto da Boa Vista – Campos do Jordão – SP.

Ingressos: R$50,00

Cascavel e Foz do Iguaçu recebem Camerata Antiqua de Curitiba

Festival de Música de Cascavel

Data: Quinta-feira, 19/7