Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Manutenção urbana

Boqueirão recebe o Mutirão da Cidadania. Veja obras e benfeitorias feitas na região

07/12/2017 10:00:00

A Regional Boqueirão, que promove a partir desta quinta-feira (7/12) o Mutirão da Cidadania, recebeu desde o início do ano uma série de obras, benfeitorias e serviços da Prefeitura de Curitiba. O Mutirão da Cidadania é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Paraná e, desta quinta até sábado (7,8 e 9/12), vai oferecer cerca de 200 serviços gratuitos à população.

Foram realizadas obras, por exemplo, no Farol do Saber Mário Quintana, já em fase final, e mais duas escolas da região que abrange quatro bairros de Curitiba: Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão. Também foram reformadas 19 pontes e passarelas de madeira que fazem ligação entre vias e equipamentos públicos.

O asfalto de duas importantes ruas da regional foi revitalizado – 2.200 metros na Rua Hipólito da Costa, entre as ruas Catarina Gabardo e Anne Frank, e 1.100 metros da Raggi Izar, entre Evaristo da Veiga e Coronel Luiz José dos Santos.

As obras foram feitas com massa produzida pela Usina de Asfalto Norte, reativada pela Prefeitura em março, que reduziu o custo com pavimentação para o município em 30%.

Outra antiga demanda foi atendida pela administração municipal que consertou o guarda corpo, parte lateral que protege o pedestre, do viaduto da Marechal Floriano Peixoto sobre a Linha Verde. Dois trechos de cerca de quatro metros haviam sido danificados em acidentes no ano passado. Os módulos de concreto foram reconstruídos.

Também foram realizadas obras de manutenção, com a colocação de 297 km de tapa-buraco e saibro, além de 1,8 milhão de metros quadrados de roçada. Região sensível a alagamentos, a regional recebeu manutenção constante de galerias de águas pluviais e tubulações, mais de 10 km de canais e córregos foram limpos, incluindo o Rio Belém e o Ribeirão dos Padilhas.

Polo têxtil

No dia 28 agosto, a Rua da Cidadania da regional foi passarela para o Boqueirão Fashion Day. O evento apresentou, com 42 modelos, criações de alunos de design de moda do Centro Europeu e estilistas do bairro.

O desfile ainda teve apoio de 30 empresários do ramo têxtil. Eles atuam na Rua Bley Zorning e seu entorno, polo que reúne lojas e distribuidoras de tecido e roupas prontas, aviamento e maquinário, malharias, tecelagens e estamparias.

Os empresários e os comerciantes ministraram palestras e workshops de capacitação profissional. Entre os temas abordados, a moda como negócio e a importância de uma boa vitrine para uma loja.

Revitalização

A Rua Bley Zornig, onde está concentrado o polo têxtil, também recebeu uma proposta de revitalização em novembro. O projeto prevê o aprimoramento de seis quadras entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Carlos Essenfelder, com ênfase para arborização e mobilidade, além de implantação de um largo elevado no cruzamento com a Avenida Nossa Senhora da Paz.

Educação ambiental

Dois espaços dedicados à educação ambiental dos “curitibinhas” também foram reformados e reabertos: o Bosque Reinhard Maack e a Casa de Acantonamento do Zoológico de Curitiba.

A Casa de Acantonamento estava fechada desde a gestão anterior e foi reaberta em junho, por determinação do prefeito Rafael Greca. Atualmente, recebe uma turma de escolas municipais todos os finais de semana para pernoite na casa, visita noturna ao zoológico e até alimentação dos animais.

Além da pintura externa da construção principal, da casa da anta e do minizoo, e outros serviços de revitalização, a Casa de Acantonamento ganhou caixas de abelhas nativas sem ferrão do projeto Jardins de Mel, de estímulo à polinização.

O projeto também foi levado ao Bosque Reinhard Maack, que está de cara nova desde agosto. Todos os 16 brinquedos da trilha da aventura (que é um diferencial deste espaço na Vila Hauer) foram restaurados.

Foi construída uma ponte que conecta o bosque à Escola Municipal Tereza Matsumoto, sonho antigo dos alunos e professores. Durante a semana, o local fica fechado para o público geral, mas recebe escolas do município e região metropolitana. Cerca de duas unidades de ensino vão ao bosque por dia, somando de 30 a 80 crianças. Desde a reabertura, a procura foi grande: a agenda de visitação está lotada até dezembro.

Obras e benfeitorias realizadas na regional do Boqueirão este ano:

- Pavimentação de 2.200m na Rua Hipólito da Costa entre as ruas Catarina Gabardo e Anne Frank, no Boqueirão, interligando o bairro com o Xaxim.

- Pavimentação de 1.100m na Raggi Izar entre Rua Evaristo da Veiga e Cel. Luiz José dos Santos.

- Revitalização do Bosque Reinhard Maack e da Casa de Acantonamento do Zoológico de Curitiba.

- Boqueirão Fashion Day, que mobilizou cerca de 30 empresários do polo têxtil local.

- 1º Festival de Cerveja Artesanal de Curitiba, que reuniu mestres cervejeiros em um evento com grupos folclóricos.

- Restauração do guarda-corpo do viaduto da Marechal Floriano Peixoto sobre a Linha Verde.

- Limpeza em mais de 10 km de canais e córregos incluindo o Rio Belém e o Ribeirão dos Padilhas.

- Grande obra de macrodrenagem na Bacia do Rio Pinheirinho para retenção de cheias dentro do curso do rio.

- Obras de contenção nas margens do rio Belém (ao final da rua Waldemar Kost), do córrego Tapajós e do Ribeirão dos Padilhas (ao lado da ponte na rua Ayrton Piazzato Gusi e ao final da rua Cypriano Gomes da Silveira).

- Plano de contingência da Defesa Civil em conjunto com a comunidade local e realização do 1º Simulado de Mesa a partir de caso real.

- Recuperação ambiental e paisagismo às margens do Ribeirão dos Padilhas, na rua Arthur Muller, entre as ruas João Batista Zagonel Passos e Gehard Henrinchs, abrangendo Vila Gramados e Xaxim.

- Reforma de 19 pontes e passarelas de madeira que fazem ligação entre vias e equipamentos públicos.

- Reforma da quadra do ginásio da Rua da Cidadania, com troca do piso que estava esburacado, aumento da cobertura e calhas. Também foi feita pintura na quadra, transformando-a em poliesportiva.

- Nova iluminação em toda a Rua da Cidadania.

- Funcionamento de duas repúblicas para atendimento do público masculino adulto em processo de restabelecimento de vínculos sociais – República dos Pioneiros, com 10 vagas, e República Boqueirão, com 15 vagas.

- Manutenção em pista de acesso ao Zoológico devido a erosão (em andamento).

- Ações de manutenção urbana e intervenções na Vila Pantanal: melhoria de rotatória com correção geométrica; mutirões de roçada e limpeza; implantação de área de lazer, com campo de futebol, vôlei e playground (em andamento); Super Horta Comunitária, em parceria com a empresa Rumo/Rede Evangelizar, que terá aproximadamente 5.000 m² (em andamento).

- Mutirões de limpeza urbana na região do Alto Boqueirão, com retirada de 28 caminhões de lixo/entulhos e realização de trabalho ambiental com plantio de mudas de árvores.

- 12 operações concentradas de moradores em situação de rua e acúmulo de lixo em áreas públicas, no terminal da Vila Hauer, com abordagem social e oferta de acolhimento.

- Nova iluminação nas praças Menonitas, Amazires Bley Davet (Tapajós), José Araújo Filho, jardinete Arthur Tramujas R. Neto e melhoria na iluminação na Praça dos Presbiterianos.

- 5 novas academias ao ar livre.

- Dois conjuntos semafóricos na rua Waldemar Loureiro de Campo, um na esquina com a David Tows e outro com a Constantino José de Almeida, no Xaxim.

- Manutenção da sinalização e implantação de novas placas e rampas de acessibilidade em pontos de concentração de pessoas, como no cruzamento da Bley Zornig com a Rua das Carmelitas e na Praça dos Menonitas, na Rua Paulo Setubal.

- Reforma e manutenção da Escola Municipal Érico Veríssimo, Cmei Tapajós II e Farol do Saber Mário Quintana, que fica junto a Escola Wenceslau Braz (fase final).

- Projetos em andamento como a Nova Bley Zornig (desenvolvido pelo IPPUC) e a Escola Sustentável Inteligente (parceria com empresários da região, PUC e Lactec).

- Celebração do aniversário de Curitiba e comemoração dos 22 Anos da Rua da Cidadania, que foi inaugurada em março de 1995 pelo então prefeito Rafael Greca.

- Feira Noturna com incentivo ao artesanato e produtos da região, a partir de novembro.

- 46 famílias foram beneficiadas com títulos de propriedade, documento que assegura a posse dos terrenos.

- Realização de castração gratuita para população de baixa renda com o Castramóvel.

- Audiências Públicas do Fala Curitiba reuniu 667 pessoas para ouvir as principais demandas dos quatro bairros da Regional.

Manutenção urbana

- Total de 3.900 solicitações atendidas

- 297 km de tapa-buraco

- 1,8 milhão de metros quadrados de roçada

- Manutenção de galerias de águas pluviais, tubulações e mais de mil caixas desobstruídas

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484