Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Empreendedorismo

Boa imagem é um diferencial para o crescimento dos negócios

15/03/2018 12:51:00

Passar uma boa imagem é importante para qualquer empreendedor e pode ajudar no crescimento do negócio. “O modo de vestir diz muito sobre um profissional. Por isso, é fundamental que o empreendedor tenha uma aparência agradável e coerente com o o ambiente de trabalho, que transmita confiança para os clientes”, recomenda Letícia Justus, coordenadora dos Espaços Empreendedor, unidades da Prefeitura que oferecem serviços gratuitos para os Microempreendedores Individuais (MEIs). No dia 28 de março, dentro das programações do Mês da Mulher e dos 325 anos de Curitiba, o Espaço Empreendedor do Boqueirão promove o primeiro workshop gratuito sobre Consultoria de Imagem para MEIs.

Ministrado pela consultora de imagem e personal stylist Adriane Marques, o workshop irá mostrar como o modo de vestir influencia na forma de os clientes e parceiros analisarem um empreendedor. “Pela roupa expressamos autoestima, autoconhecimento e, por consequência, uma imagem segura e original. Além disso, o comportamento assume um papel fundamental nesse processo”, afirma a especialista. Com vagas limitadas, as inscrições já estão abertas e devem ser feitas aqui. O workshop irá ocorrer no auditório da Rua da Cidadania do Boqueirão.

A ideia de Adriane é que, durante o workshop, ocorra uma interação total entre a consultora e as participantes. “Vamos trabalhar em conjunto para descobrir o estilo de cada uma e buscar conciliar como as empreendedoras se vestem com o negócio delas”, antecipa a personal stylist.  De acordo com a especialista, não é preciso abrir mão da personalidade para se vestir adequadamente no trabalho. “Quero ajudá-las a refletir e ensinar como usar as peças que gostam de uma forma mais coerente”, acrescenta.

Adriane lembra que, muito mais que a marca da roupa ou peças caras, o essencial é o cuidado pessoal, a adequação e o bom gosto. “O empreendedor não precisa gastar muito para estar bem vestido”, garante a consultora de imagem. A especialista pede uma atenção redobrada ainda com a linguagem corporal. “Como você se porta diz muito sobre você. O corpo fala! Seus gestos e atitudes conseguem transmitir mensagens para as pessoas ao seu redor e esta postura pode conquistar novos clientes e até a ajudar a fechar negócios”, aconselha ela.

Na prática

Primeiro lugar na categoria MEI do Prêmio Empreendedora Curitibana 2017, a coach Danielle Pereira Fausto foi premiada, no ano passado, com uma consultoria de imagem de Adriane Marques e afirma que as orientações dadas pela especialista têm ajudado no crescimento do negócio. “Adriane nos faz pensar sobre que imagem queremos passar para nossos clientes e também nos orienta sobre cuidados com cores, estampas e acessórios”, recorda a profissional que utiliza metodologias de desenvolvimento humano para apoiar clientes no alcance de metas.

De acordo com Danielle, as orientações dadas pela consultora de imagem também ajudam a melhorar a autoestima. “Tudo o que a gente aprende vale para nosso dia a dia como empreendedor e também para nossa vida fora do trabalho. Mulheres e homens deveriam fazer este tipo de curso”, avalia a coach.

Programa

Ligadas ao programa Curitiba Empreendedora, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, as oito unidades do Espaço Empreendedor da Prefeitura (Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Santa Felicidade, Fazendinha/Portão e Pinheirinho) oferecem serviços gratuitos, como a formalização ou encerramento do MEI, emissão de alvará e realização da declaração anual.

Além disso, a pessoa pode obter informações contábeis sobre a empresa, como débitos em aberto e formas de quitação. O atendimento é feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae/PR, que também oferece consultorias de profissionais na gestão do negócio. Atualmente, Curitiba conta 88,4 mil MEIs. Confira os endereços dos Espaços Empreendedor no http://www.agencia.curitiba.pr.gov.br/espaco-empreendedor.


Serviço: workshop Imagem Pessoal, seu Cartão de Visita!

Dia: quarta-feira (28/3)

Horário: das 14h às 17h30

Local: Auditório da Rua da Cidadania do Boqueirão (Avenida Mal. Floriano Peixoto, 8.430, 1º andar).

Inscrições devem ser feitas no site da Agência Curitiba no link. Mais informações: 3213-7523.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484