Urbanismo

Autoridades sul-americanas conhecem o planejamento de Curitiba

27/02/2018 14:52:00

Autoridades de governo de cidades da América do Sul provenientes do Peru, Equador e Colômbia visitaram o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para conhecer o histórico da cidade e as atuais propostas de inovação da gestão urbana da capital.

O grupo está na cidade para participar do Smart City Expo 2018 e integra uma missão da Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe (Onward), que visita anualmente Curitiba. “A proposta da visita é aprender com a experiência de gestão urbana da capital do Paraná. Os participantes partilharam as realidades locais e conheceram melhor a proposta urbanística de Curitiba”, disse o administrador regional do Pinheirinho, João Luiz Cordeiro, que também é diretor da Onward.

Recebidos no Ippuc, nesta segunda-feira (26/2), as autoridades sul-americanas conheceram os princípios do planejamento urbano curitibano integrado pelo uso do solo, sistema viário e sistema de transporte. A apresentação foi feita pelo arquiteto Reginaldo Reinert. O grupo visitou também a Secretaria do Meio Ambiente, a Urbs e o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

A Onward tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências urbanas, a fim de contribuir com a formação de líderes locais e com o intercâmbio de conhecimentos técnicos.

Os representantes do município de Esmeralda, no Equador, se reunirão mais uma vez no Ippuc, com o objetivo de aprofundar a discussão a respeito do Plano Diretor e buscar soluções para os problemas que enfrentam a partir da inovação apresentada por Curitiba.

Somente em 2017, o Ippuc recebeu 1.700 visitantes do Brasil e Exterior em busca de informações sobre o planejamento de Curitiba. Deste total, 160 vieram de países sul-americanos, representando universidades, prefeituras e organizações governamentais.