Curitiba que acolhe

Auto de Reis reúne crianças de etnias e línguas diferentes na Oswaldo Cruz

07/01/2019 17:22:00

Trinta crianças acolhidas na Casa de Passagem Indígena, que fica na Rua Engenheiros Rebouças, no Jardim Botânico, e é mantida pela Fundação de Ação Social (FAS), estiveram entre as duzentas presenteadas, na tarde desta segunda-feira (7/1), na Praça Oswaldo Cruz. Elas participaram do evento idealizado pelo prefeito Rafael Greca para celebrar a passagem do Dia de Reis (6/1) e que na Regional Matriz celebrou a diversidade étnica e linguística existente em Curitiba.

Acompanhadas de familiares e técnicos da Prefeitura, crianças indígenas vindas do interior do Paraná e de outros locais brincaram com as que são atendidas em unidades da FAS.

Entre elas estavam a gauchinha Kailane Francisco, de Erechim, de 10 anos, de uma aldeia Nonoai, e as primas kaingang da comunidade Rio das Cobras Gislaine e Crislaine Tavares, de 8 e 6 anos respectivamente, de Nova Laranjeiras, que fica na região Centro-Sul do Paraná. As três receberam brinquedos do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, que representou o prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone.

Vindas de vários lugares

“Os adultos indígenas chegam em maior volume na época das férias, para vender artesanato, trazem suas crianças e procuram a nossa unidade”, explicou a coordenadora da Casa de Passagem, Cristiane Cristo, que já começou a aprender kaingang.

“Todos falam Português, mas quando estão só entre eles, expressam-se com a língua da sua aldeia. Já aprendi muitas palavras”, contou.

Acolhido em uma unidade para crianças e adolescentes sob medida protetiva, o haitiano D. S., de 12 anos, assistia a tudo com interesse. “É bom ver lugares diferentes. Estamos de férias”, disse o garoto, em bom Português. Ele chegou à cidade há quase 3 anos, em companhia de uma tia, falando apenas Francês e Creole.

Acompanharam o Auto de Reis da Matriz as presidentes da FAS, Elenice Malzoni, e da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; a assessora de Núcleos Regionais da FAS, Veranice Hayashida e a assessora comunitária do órgão, Eliane Wosgerau; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o presidente da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto; o administrador regional da Matriz, José Dirceu de Matos; e o vereador Thiago Ferro.

Confira as próximas apresentações do Auto de Reis:

8/1 (terça-feira) - Santa Felicidade (manhã) e CIC (tarde)

9/1 (quarta-feira) - Pinheirinho (manhã) e Boa Vista (tarde)