Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Arte

Austríaco expõe esculturas em homenagem à Copa no Memorial

10/07/2012 10:56:00

Esculturas do artista plástico Sergius Erdelyi tomam conta da Praça do Iguaçu do Memorial de Curitiba, numa homenagem à Copa do Mundo de Futebol 2014. A exposição “Dançando com a Bola” reúne quatro obras em madeira, com acabamento metalizado, que mostram a bola em momentos típicos vividos dentro de um campo de futebol. A mostra pode ser visitada até o dia 26 de agosto de 2012, com entrada franca.

Austríaco de nascimento e vivendo no Brasil desde 1953, Sergius Erdelyi, de 92 anos de idade, atuou em diversas áreas, desenvolvendo trabalhos científicos em foto e termoeletricidade. Também constam de seu currículo invenções importantes como o aquecedor de carter do Panzer Tiger e Panther – veículos do exército, na época da guerra – e o aquecedor domiciliar a óleo mineral cru, que salvou milhares de lares, em Viena, dos invernos congelados da década de 1940.

É fundador da fábrica de máquinas de costura elétricas ETINA (Viena – 1947) e de vários empreendimentos industriais e de reflorestamento, no Brasil.

No campo das artes, Sergius Erdelyi experimentou diversas técnicas e, depois de muitos anos sem mostrar suas obras, retomou o caminho das exposições. Em “Dançando com a Bola”, Erdelyi faz da bola a estrela do futebol, captando na arte de esculpir em madeira o treino, o drible e o ataque, algumas das fases desse esporte que reúne milhões de fãs no mundo todo.

Serviço:

Exposição “Dançando com a Bola”, com esculturas em madeira do artista plástico Sergius Erdelyi.
Local: Praça do Iguaçu do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico).
Data: até 26 de agosto de 2012.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h.
Entrada franca
 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484