Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Ippuc

Aumenta a procura pelo planejamento urbano feito em Curitiba

01/12/2017 14:52:00

Em 12 meses de 2017, o número de visitantes do Brasil e Exterior em busca de informações sobre o planejamento de Curitiba será o maior desde 2013. De janeiro até a última semana de novembro, 1.655 pessoas estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em busca de informações sobre planejamento urbano, celebração de convênios, cooperação técnica entre outras atividades relacionadas ao planejamento. O Ippuc completou 52 anos nesta sexta-feira (1/12).

Pelo calendário já definido, até 12 de dezembro a previsão é que o Ippuc feche o ano tendo recebido 1.753 pessoas de 43 delegações internacionais e 41 nacionais.  (Veja aqui a comparação com anos anteriores)

Em 2013 passaram pelo Ippuc 1.268 pessoas; em 2014, 1.111; em 2015, 1.184 e em 2016 foram 1.375 visitantes.

“Curitiba voltou a pensar e a ser protagonista pelo caminho do planejamento”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Neste ano a agenda no Ippuc envolveu 388 estrangeiros e 1.365 brasileiros, entre pesquisadores de escolas e universidades, técnicos de organizações e institutos de pesquisa, empresas e agências de cooperação e representantes de órgãos das três esferas de governo.

Cooperação técnica

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Relações Externas (Arex) do Ippuc, Silvana Gioppo, grande parte das demandas deste ano estiveram relacionadas à cooperação técnica. “Muitos visitantes buscam informações sobre como montar um Instituto de Planejamento sólido como o Ippuc”, diz. Além disso, segundo Silvana, o Ippuc contribui com orientações e ferramentas para revisão e atualização dos Planos Diretores das Cidades.

Cerca de 27% das delegações que visitaram o Instituto foram compostas por representantes de órgãos municipais.

Interesse internacional

O Ippuc também é fonte de consulta e intercâmbio de conhecimento acadêmico. Foram 1.340 pesquisadores visitantes, distribuídos em 43 grupos. Em 46,5% das delegações acadêmicas havia representantes de universidades estrangeiras.

Entre os estrangeiros que visitaram o Ippuc estiveram representantes da Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Equador, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Japão, Paraguai, Peru, Portugal, Qatar e Suécia. 

Segundo a coordenadora da Assessoria de Relações Externas, o interesse dos grupos de fora está ligado às áreas do planejamento urbano, uso do solo, sistema viário e meio ambiente.

Dos Estados Unidos veio o maior número de delegações. Foram 7 missões estadunidenses recebidas durante o ano. Uma das visitas foi a de Tim Sword, presidente da “Greater Columbus Sister Cities International”, organização da Prefeitura De Columbus (Ohio, EUA), que tem Curitiba como “cidade irmã” em acordo de cooperação.

O Ippuc também acolheu membros do corpo diplomático de diversos países, que vieram conhecer os caminhos do planejamento urbano da capital para aplicar em suas cidades de origem.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484