Planejamento urbano

Audiências públicas sobre revisão do Plano Diretor vão até dia 9

25/05/2014 14:18:00

Começa nesta segunda-feira (26) uma série de audiências públicas de revisão do Plano Diretor de Curitiba. Serão nove encontros, até o dia 9 de junho, um em cada Regional da cidade. O horário das audiências é sempre o mesmo: das 18h30 às 21h30, com o propósito de facilitar a participação das pessoas que trabalham ou estudam durante o dia.

O objetivo dessa etapa é receber contribuições da comunidade para a atualização do Plano Diretor, que foi revisto pela última vez em 2004. “As audiências serão descentralizadas para possibilitar a participação do maior número possível de pessoas, reduzindo os deslocamentos dos cidadãos. Mas a abordagem, em todos os encontros será a mesma: o esclarecimento de dúvidas e a recepção das sugestões e contribuições da comunidade”, enfatiza Sérgio Póvoa Pires, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

As audiências públicas serão iniciadas com a apresentação da metodologia utilizada para a revisão do Plano Diretor, o calendário previsto, a temática contemplada, a legislação que rege o processo e os mecanismos envolvidos. Em seguida, será apresentado um diagnóstico da cidade com base nos grandes temas de abrangência do Plano Diretor. São eles: estrutura urbana, instrumentos de política urbana, meio ambiente e cultura, mobilidade e transporte, habitação, segurança e defesa social, política de desenvolvimento social, política de desenvolvimento econômico, sistema de planejamento urbano e gestão democrática.

Na sequência, o espaço será aberto para que a população possa se manifestar por meio de questionamentos, sugestões e críticas. As perguntas serão respondidas presencialmente pelo grupo técnico. Os eventos serão filmados na íntegra e também contarão com registro em ata notarial, oficializando a documentação de todo o processo. Os presentes vão receber informações a respeito da revisão do Plano Diretor de Curitiba.

Aqueles que não puderem comparecer têm a opção de acompanhar os acontecimentos por meio do hotsite do Plano Diretor, onde estão disponíveis as informações sobre o assunto: www.curitiba.pr.gov.br/planodiretor. No mesmo endereço eletrônico também podem ser apresentadas as colaborações, sugestões, críticas e solicitações de informações.Dúvidas poderão ser encaminhadas, com a identificação do respectivo autor (nome completo, profissão/ocupação, endereço, e-mail, telefone/fax e entidade/instituição que representa, quando for o caso), para o e-mail: planodiretor@ippuc.org.br.

Conheça os temas envolvidos na revisão do Plano Diretor de Curitiba

Confira, a seguir, as datas e locais das próximas Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Curitiba: