Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Plano Diretor

Audiências já reuniram 600 pessoas para discutir o processo de revisão do Plano Diretor

14/11/2014 09:42:00

Mais de 160 pessoas acompanharam a audiência pública de revisão do Plano Diretor de Curitiba, na noite desta quinta-feira (13), realizada na Regional Boqueirão, na sede do SEST-SENAT. As quatro primeiras audiências públicas da etapa final de discussões do Plano Diretor – realizadas nesta semana nas regionais Pinheirinho, Santa Felicidade, Matriz e Boqueirão – contaram com a presença de mais de 600 pessoas. As demais regionais terão seus encontros na próxima semana.

Além de formular perguntas e esclarecer dúvidas, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir os pareceres técnicos a respeito do processo de revisão do Plano Diretor. “Estamos conduzindo a revisão do Plano Diretor com a maior clareza e transparência. A legislação determina que sejam realizadas três audiências públicas, mas nós faremos 19 e uma conferência final. Além disso, até o início de novembro foram realizados 372 eventos envolvendo os mais variados segmentos da população”, disse o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, instituição que tem a responsabilidade legal de coordenar a revisão do Plano Diretor, além de garantir o seu cumprimento no dia a dia da cidade.

“As audiências públicas são a oportunidade de construirmos a Curitiba que queremos e estamos muito satisfeitos com o comparecimento e o interesse da população”, disse o administrador da Regional Boqueirão, Augusto Meyer Neto.

O coordenador da revisão do Plano Diretor, arquiteto Miguel Roguski, mostrou um resumo das contribuições realizadas pela comunidade – nas próprias audiências públicas e por meio do hotsite. Já a arquiteta Mônica Máximo da Silva apresentou os resultados do projeto Urbanista Mirim, conduzido por estudantes das escolas públicas municipais que obtiveram mais de 3mil contribuições a processo de revisão do Plano Diretor por meio da aplicação de questionários a alunos, professores, servidores e pais de alunos.

Depois disso, o arquiteto Laércio Leonardo de Araújo, coordenador do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), explicou como será realizada a Conferência de Revisão do Plano Diretor de Curitiba. Prevista para os dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, a conferência vai analisar e votar o anteprojeto de lei da Revisão do Plano Diretor que, posteriormente, será encaminhado para o prefeito Gustavo Fruet. Após transformar o anteprojeto em projeto de lei, o executivo municipal encaminhará o documento para a apreciação da Câmara Municipal.

Também estiveram presentes ao evento o diretor-presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues; o coordenador de Mobilidade da Secretaria de Trânsito, Danilo Herek; a vereadora Professora Josete e o vereador Pedro Paulo.

Demandas da regional

Os moradores da Regional Boqueirão aproveitaram a audiência para apresentar solicitações pontuais. As demandas giraram em torno da regularização fundiária de imóveis residenciais e empresariais, implantação de ciclovias, melhorias em calçadas, aplicação de antipó, asfaltamento de ruas, melhorias nos postos de saúde, apresentação de indicadores econômicos e de crescimento dos bairros que compõem a Regional, criação de uma zona mista de serviços no Boqueirão, maior regularidade e oferta de ônibus nos horários de pico, e reformas nas estações-tubo para aumentar o conforto térmico e a segurança aos cobradores e usuários do transporte coletivo.

Duas moradoras da Regional pediram a palavra para agradecer o atendimento de antigas demandas da comunidade. Elenir Ferreira agradeceu a instalação de um semáforo no cruzamento das ruas Tenente Francisco Ferreira de Souza com Salvador Ferrante, no Boqueirão. “Faz muito tempo que pedíamos esse semáforo e agora toda a comunidade está mais tranquila e segura, pois centenas de pedestres atravessam esse cruzamento todos os dias”, disse Elenir.

A moradora do bairro Xaxim Neira Carmen agradeceu pela limpeza realizada no Ribeirão dos Padilhas, o maior rio que corta a região sul de Curitiba. “Antes da limpeza, havia muitos alagamentos e, no ponto mais afetado, a rua estava cedendo. Agora o problema acabou”, disse.

Maurício Rodrigues de Souza, que é morador da região e integra o Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), aproveitou a oportunidade para convidar todos os presentes a participar da Conferência da Cidade de Curitiba que será realizada em fevereiro de 2015. “É o momento de fazermos algo pelo futuro de nossa cidade. Precisamos comparecer, votar e ajudar a decidir como será o nosso Plano Diretor”, afirmou o conselheiro do Concitiba.

Um último agradecimento ao poder público foi realizado pela professora Maria da Conceição Corrêa Soares. Doutora em Educação pela Universidade Del Mar, no Chile, Maria da Conceição declarou-se muito satisfeita com o processo de revisão do Plano Diretor. “O informativo revela o quanto os técnicos estudaram a nossa cidade e como a população está ajudando a levantar os problemas e buscar as soluções. É algo histórico para a nossa cidade e altamente democrático. A sociedade está sendo ouvida. Fazer parte disso é uma honra”, concluiu a professora.

 

Confira os dias e locais dos próximos eventos:                                     CLIQUE AQUI

Na próxima semana vão ocorrer mais cinco audiências públicas, sempre com início às 18h30min e previsão de encerramento às 21h30.

CIC - 17/11/2014 (segunda-feira)
Auditório da Administração Regional CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460 - Loja 3 - Cidade Industrial de Curitiba).

CAJURU - 18/11/2014 (terça-feira)
Escola Municipal Elza Lerner (Rua Luiz França, 2873 – Cajuru).

BOA VISTA - 19/11/2014 (quarta-feira)
Auditório III - Rua da Cidadania Boa Vista (Avenida Paraná, 3600 – Boa Vista).

BAIRRO NOVO - 20/11/2014 (quinta-feira)
Escola Municipal Professora Rejane Silveira Sachette (Rua Nova Aurora, 717, próximo à Rua da Cidadania – Sítio Cercado).

PORTÃO - 21/11/2014 (sexta-feira)
Auditório III - Rua da Cidadania da Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1700, ao lado do Terminal – Fazendinha).

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484