Audiência pública nesta sexta abre discussão do Plano Diretor com a população

27/03/2014 10:56:00

A população de Curitiba está sendo convidada para participar da audiência inaugural de revisão do Plano Diretor, marcada para esta sexta-feira (28), das 18h30 às 22h30, no Salão de Atos do Parque Barigüi. Nesse primeiro evento, a comunidade terá oportunidade de conhecer o processo que regula a revisão do Plano.

Serão apresentados a metodologia utilizada, atividades que envolvem as análises técnicas, temas abordados, oportunidades e mecanismos de participação da comunidade e as datas dos principais eventos internos e externos que serão realizados sob a coordenação e o monitoramento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), instituição que tem o compromisso legal de revisar o Plano Diretor.

Plano Diretor é discutido em reunião do Concitiba

Ippuc e vereadores se unem em atividades da revisão do Plano Diretor

Mais 18 audiências públicas serão realizadas – duas  em cada uma das nove Regionais da cidade. Entre os dias 26 e 30 de maio e 2 a 6 de junho acontecerão audiências descentralizadas com o propósito de recebimento, compilação e análise das contribuições da sociedade ao Plano Diretor. E entre os dias 15 e 26 de setembro de 2014, será realizada a última série de audiências públicas nas regionais com o objetivo de compatibilizar e elaborar a redação final das propostas apresentadas pela comunidade.

O processo interno de revisão do Plano Diretor já vem sendo realizado pelo Ippuc desde meados de 2013. Além de definir a metodologia, foram criados grupos técnicos de trabalho, de acordo com as temáticas constantes no Plano Diretor: Estrutura Urbana,Instrumentos de Política Urbana, Meio Ambiente e Cultura, Mobilidade e Transporte, Habitação,  Segurança e Defesa Social, Política de Desenvolvimento Social, Política de Desenvolvimento Econômico, Sistema de Planejamento Urbano e Gestão Democrática.

A comunidade poderá participar do processo de diversas maneiras: nas oficinas regionais, nas audiências públicas, nas reuniões do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), por meio do Projeto Urbanista Mirim e comparecendo a encontros temáticos. Também poderá enviar dúvidas, críticas e sugestões por meio de um hotsite, criado para essa finalidade, que estará disponível durante o período de consulta pública.

De acordo com o Ippuc, deverão se envolver nesse processo todos os segmentos da sociedade civil, entidades de classe, secretarias e órgãos municipais, legislativo municipal, conselhos setoriais e municípios da Região Metropolitana de Curitiba

Oficinas

Até dia 4 de abril serão realizadas dez oficinas – nas nove administrações regionais da cidade e outra no bairro Tatuquara. Elas foram organizadas com o objetivo de capacitar a população para participar da revisão do Plano Diretor; identificar a percepção atual da comunidade sobre a cidade e sua regional; e detectar a visão da comunidade a respeito da cidade e da Regional que desejam.