Atleta apoiada pela Prefeitura disputa os Jogos Sul-Americanos Escolares

30/11/2018 17:28:00

A atleta Yasmin Camille Liz do Carmo, de 14 anos, vai representar Curitiba na 24ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares de 2018. A competição começa neste sábado (1º/12) na cidade de Arequipa, no Peru, e segue até o dia 8 de dezembro. Yasmin vai disputar na categoria sub 15 do lançamento de dardo. A atleta recebe apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), para treinar e competir.

A classificação de Yasmim para o Sul-Americano aconteceu após ser vice-campeã no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo sub 16, que aconteceu em Fortaleza (CE), no mês de setembro. A curitibana ficou atrás apenas da campeã. A marca de 33,72 metros a deixou em primeiro lugar do ranking brasileiro sub 15.

“Estou ansiosa por competir fora do Brasil. Espero trazer bons resultados para Curitiba”, contou Yasmin. Ela começou a treinar ainda criança, em 2013, na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no Cajuru, onde ainda estuda.

Com o decorrer do tempo, a necessidade de uma estrutura e materiais adequados para a prática do esporte começou a se tornar fundamental. De acordo com a atleta foi nesse momento que a Prefeitura mais colaborou.

Há cerca de 2 anos a jovem também tem o espaço da pista de atletismo no Campus do Centro Politécnico da UFPR para praticar. Hoje a aluna participa do projeto de treinamento de atletismo da escola e também é atleta federada da Equipe Permanente de Atletismo Curitiba/Smelj.

Foco

Um dos seus treinadores, George André Cordeiro, explicou que o foco para essa competição internacional é aperfeiçoar a técnica, nos últimos três meses Yasmin conseguiu aumentar a sua marca em 12 metros e como no Brasil não tem concorrentes na mesma categoria a expectativa é de conquistar uma vitória nos Jogos Sul-Americanos Escolares.

“Quero me tornar uma atleta de alto nível, melhorar minhas marcas e evoluir cada vez mais”, disse. “Sem o apoio da Prefeitura tudo teria sido muito mais difícil”, definiu a atleta.