Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Internacional

Arte abre portas para uma parceria de negócios com o Qatar

25/05/2017 11:54:00

Arte, energia e investimentos. Passo a passo Curitiba vai estabelecer uma parceria com o Qatar, uma das economias mais fortes do mundo e que vai receber a Copa do Mundo em 2022. O intercâmbio começou a ser desenhado nesta quinta-feira (25/5), no encontro do prefeito Rafael Greca com o embaixador do país no Brasil, Mohamed Ahmed Al-Hayki, no Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Esta foi a primeira visita de um embaixador do Qatar ao Paraná.

A reunião teve como objetivo discutir a transformação do Memorial Árabe no Pavilhão do Qatar durante a Bienal de Curitiba, que começa em setembro. “Estamos muito felizes em receber essa exposição e temos muito interesse em um intercâmbio com o Qatar”, revelou Greca. A intenção é que o memorial receba uma obra de um artista representativo do país.

Al-Hayki disse estar impressionado com Curitiba, sobretudo pelo planejamento urbanístico, e traçou um paralelo com a capital do seu país. “A cidade de Doha está passando por muitas mudanças e transformações devido ao crescimento populacional”, explicou.

O tema da Bienal de Curitiba deste ano é a China, mas os participantes do encontro também discutiram a possibilidade de transformar o Qatar no tema principal em uma edição futura. O diretor da geral da Bienal, Luiz Ernesto Meyer Pereira, disse que ficou impressionado com o país, em visita recente. “O Qatar tem muito para mostrar, uma cultura muito rica e museus com acervos deslumbrantes”, afirmou.

O assessor da Prefeitura para Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, acompanhou o encontro e enalteceu as oportunidades que a Bienal de Curitiba tem proporcionado em outras áreas. "Nossa diplomacia cultural busca, acima de tudo, soluções criativas para o difícil momento financeiro que o município vive."

Investimentos

A possibilidade de atrair investimentos do Qatar para Curitiba foi debatida. “Quero levar a cidade para outro patamar e, se houver a possibilidade um sistema de fundos de investimento, nós temos interesse”, disse Greca. As áreas de infraestrutura urbana e energia, segundo o prefeito, são as de maior interesse para a cidade.

O embaixador afirmou a Greca que o Qatar tem seis diferentes fundos de investimento e que os países, assim como suas empresas, têm o interesse em fazer investimentos no Brasil. “O Qatar é o maior exportador do mundo de gás natural e um dos maiores de Petróleo”, revelou.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484