Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Participação

Arquitetos apresentam projeto de intervenção urbana a prefeito e secretários

25/02/2015 15:03:00

Um grupo de arquitetos e designers ligados ao projeto “Di. Ver. Cidade - Olhares de Amor por Curitiba”, apresentou, na manhã desta quarta-feira (25), algumas propostas de intervenção urbana ao prefeito Gustavo Fruet e secretários municipais.  

Os trabalhos, mostrados em encontro realizado na sede da Prefeitura, têm como foco a requalificação de ruas do corredor Cândido de Abreu - Barão do Cerro Azul - Travessa Nestor de Castro e Augusto Stellfeld, incluindo praças como a Dezenove de Dezembro e a Alfredo Andersen. Os profissionais mostraram ideias e conceitos para valorização do pedestre na cidade, discutindo calçamentos, iluminação e paisagismo, além de circulação viária nas referidas vias e locais de convívio.

Fruet parabenizou o grupo e ressaltou que há muitos pontos de sintonia entre os projetos que estão sendo desenvolvidos pela atual administração com o que foi mostrado pelos profissionais de arquitetura e design. “Muito do que foi apresentado é possível de ser implantado e muitas apresentações, no plano de conceito, são referências”, afirmou o prefeito. 

Gustavo destacou também a importância desta aproximação entre a administração pública e órgãos de classe, por exemplo, para a discussão da cidade. “Temos de criar mecanismos para um diálogo mais intenso. Temos que incentivar para canalizar esse tipo de energia tão bonita que estou acompanhando hoje”, comentou.

A idealizadora do grupo, Consuelo Cornelsen, explica que foram convidados a participar do projeto três gerações de profissionais que tiveram praticamente dois meses para criar e apresentar ideias sobre o tema proposto. “O prefeito Gustavo Fruet exerce essa política de participação e de democracia. Isso proporciona oportunidades e por meio deste projeto demonstramos que a sociedade quer participar”, disse. Para Consuelo, vivemos em Curitiba o momento da coletividade e as pessoas querem ter o sentimento de pertencimento à cidade e participar de decisões relacionadas a ela.

“Temos a ideia errada de que tudo está concentrado no poder público e as pessoas se sentem excluídas da cidade. Mas elas esquecem que não é um poder público e sim um serviço público. Esse é um projeto de atitude. É a união de profissionais renomados e que querem fazer algo por Curitiba e que foram provocados a mostrar que a cidade é feita para as pessoas e não para os carros e demonstrar que as pessoas querem ter espaço nas ruas”, concluiu.

Os projetos apresentados serão analisados em conversas entre entes do Município – secretarias municipais de Urbanismo, do Meio Ambiente, de Obras Públicas e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) - e a idealizadora do projeto para ter continuidade e estudar a possibilidade de implantação.  

Também acompanharam as apresentações os vereadores Jonny Stica, Helio Werbiski e o líder do governo na Câmara Municipal, Paulo Salamuni.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484