Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vale do Pinhão

Aplicativos para celular são criados ao vivo no Worktiba Barigui

04/10/2018 14:20:00

O Worktiba Barigui promoveu na tarde desta quarta-feira (3/10) o workshop Como Desenvolver um Aplicativo para Smartphone, com o coworker e programador Lenon Henrique Bobeki. No evento, que lotou o espaço de eventos do coworking público do Parque Barigui, foram desenvolvidos oito protótipos de aplicativos para smartphone em três horas.

Com um público diversificado, de adolescentes de 11 anos acompanhado dos pais até professores universitários, as 50 vagas disponibilizadas para o evento terminaram em poucas horas. “Tivemos uma grande procura por esse tema, mais de 200 inscritos. Vamos promover mais encontros com essa temática sempre às quartas-feiras, às 15h, de forma gratuita e aberto para toda comunidade”, comenta Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), órgão gestor do espaço.

O programador Bobeki é um dos criadores da plataforma TruckHelp, que conecta caminhoneiros a fornecedores de peças e serviços de todo o Brasil, startup instalada no Worktiba Barigui. Ele explicou noções básicas para o desenvolvimento de uma startup, como o MVP (Minimum Viable Product – Produto Minimamente Viável), conjunto de testes para provar a viabilidade o negócio e ferramentas de organização e produtividade como o Trello, que organiza tanto atividades pessoais como as profissionais.

“Antes de desenvolver um aplicativo é preciso avaliar a viabilidade do negócio ou solução, já são milhares de aplicativos desenvolvidos, prontos, com funções para quase tudo. Qualquer desenvolvimento demanda horas de trabalho. Por exemplo: será que vale desenvolver um aplicativo de delivery para um restaurante específico se já temos gigantes como o Rappi, Uber Eats e o curitibano James Delivery?”,questionou Bobeki.

A plataforma utilizada para prototipar o aplicativo foi o AppInventor, sistema gratuito criado pelo Google e atualmente mantido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para desenvolvimento de aplicativos no sistema Android. O acesso à plataforma se dá de forma on-line, por uma conta Google, que pode ser um gmail gratuito ou outra aplicação da empresa.

De forma intuitiva é possível programar as funcionalidades pensadas para a solução, desde cadastros, geolocalização, imagens, cálculos, sincronismos e conexões com demais sites e aplicações externas. A cada evolução também é possível testar o projeto no smartphone, mesmo antes de finalizar o projeto.

O professor e neuropsicólogo Eugênio Pereira de Paula Júnior participou do evento e iniciou a montagem e os primeiros testes do aplicativo que propõe para desenvolver em conjunto com seus alunos do curso de Psicologia da UFPR. “Tivemos a ideia de desenvolver uma solução para melhorar a interação dos profissionais de saúde com os pacientes dependentes químicos. Aqui já comecei a desenvolver o aplicativo para atender essa demanda, já programei algumas telas e funcionalidades. Vou levar para a sala de aula e continuar esse desenvolvimento com o alunos”, contou.

Novo edital

Até o final do mês de outubro será lançado um novo edital para 30 startups ou projetos inovadores ocuparem os espaços do Worktiba Barigui. Atualmente 28 empresas e projetos, selecionados em edital, estão no local.

Os selecionados podem ocupar o coworking público por até dez meses com toda infraestrutura de internet de alta velocidade, mesas de trabalho, computadores e acompanhamento do desenvolvimento dos ocupantes.

O edital será publicado no Diário Oficial do Município e site da Prefeitura e do Imap.


Próximas palestras do Worktiba Barigui

Quarta-feira (10/10), 15h - “Ucondo. Plataforma curitibana inovadora de gestão de condomínios que atende síndicos, administradores e moradores”

Quarta-feira (17/10), 15h - “Impressão 3D. Como funciona, suprimentos, equipamentos e aplicações”

Quarta-feira (24/10), 15h - “Como vender para o município. Aprenda como fornecer produtos ou serviços para a Prefeitura de Curitiba”

Local: Worktiba Barigui (Alameda Ecológica Burle Marx, s/n, Parque Barigui - ao lado do Salão de Atos)

Inscrições: por ordem de envio para o e-mail worktibabarigui@imap.curitiba.pr.gov.br (aguardar retorno de confirmação)

Custo: gratuito


 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484