Infância

Amigos do HC apresentam projeto da brinquedoteca do hospital

13/02/2019 18:03:00

Representantes da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (HC) apresentaram, nesta quarta-feira (13/2), o projeto das brinquedotecas do HC ao prefeito Rafael Greca e à secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. A Prefeitura estuda a viabilidade de implantar o modelo das brinquedotecas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em Clubes da Gente.

“A princípio podemos iniciar com uma brinquedoteca em cada uma das dez regionais da nossa cidade”, comentou o prefeito. Segundo ele, os detalhes técnicos e jurídicos ainda serão definidos.

A secretária da Educação afirmou que serão analisadas, junto aos Núcleos Regionais da Educação, quais unidades já teriam espaço para receber as novas brinquedotecas. "Vamos fazer isso com a ajuda das regionais", declarou.

Criada em 1986, a Associação dos Amigos do HC é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como propósito melhorar a qualidade de vida dos pacientes do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, seus familiares e acompanhantes de tratamento. O hospital é parceiro do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.

No contexto hospitalar, as brinquedotecas dão suporte ao bem-estar dos pacientes em tratamento.

“A partir da nossa experiência no HC surgiu a ideia de levarmos o projeto às unidades do município. Para isso a Prefeitura vai avaliar a possibilidade e as adaptações necessárias”, disse a coordenadora jurídica do projeto das brinquedotecas, Débora Brockweld Alves Correa.

Participaram da reunião a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, o secretário municipal do Governo, Luiz Fernando Jamur, e o do Abastecimento, Luiz Gusi, o superintendente da Associação dos Amigos do HC, Edélcio Jacomassi, e os demais representantes da associação: Allan Ponciano, Cícero Vieira e Elizângela Leardini.