Extra! Extra!

Alunos entrevistam prefeito em programa de rádio da escola

11/09/2017 17:57:00

Os estudantes do 4º ano da professora Idiana Faversani Dalanhese, da  Escola Municipal Foz do Iguaçu, receberam na tarde desta segunda-feira (11/9) o prefeito Rafael Greca para uma entrevista no programa de rádio da escola. O programa da Rádio Foz foi transmitido ao vivo da Biblioteca Helena Kolody para as demais salas da escola, onde estudam cerca de 230 crianças só no período da tarde. Os estudantes do 5º ano da professora Adelita Franceschini, que fazem o jornal eletrônico Extra, Extra! também participaram.

“Estou encantado com o domínio de Língua Portuguesa e com o letramento das meninas e piás do 4º e do 5º ano desta escola”, disse o prefeito admirado ao ouvir a transmissão do programa. O prefeito Rafael Greca levou para as crianças o livro que escreveu e divulgou recentemente: Curitiba Luz dos Pinhais. As crianças ficaram bem curiosas com a publicação de 560 páginas.

Durante a entrevista, o prefeito respondeu perguntas sobre as obras que marcaram sua infância, escritores favoritos da atualidade, personagem no qual gostaria de se transformar e seu desejo a respeito da leitura nas escolas. Greca citou os clássicos dos Irmãos Grimm, Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, e a Enciclopédia Trópicos do Conhecimento.

Ele também citou o poeta Antônio Cícero e leu um poema que abre o seu livro sobre Curitiba (Guardar). Ele disse às crianças que seu personagem favorito é o Curitibinha. “Desejo que vocês tenham grande intimidade com as letras. Que saibam ler, escrever, contar histórias”, disse o prefeito entusiasmado. “O mundo moderno é cada vez mais de quem sabe o significado das palavras”, completou.

A mesma entrevista foi feita com a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, que declamou um verso de Helena Kolody, que dá nome à biblioteca da escola. “Tive a felicidade de conhecer esta escritora maravilhosa pessoalmente”, disse ela. Maria Sílvia também citou Reinações de Narizinho e deixou um ensinamento para as crianças. “Vou contar uma coisa para vocês: nós não gostamos de todos os livros. Mas é necessário nos permitir fazer diferentes experiências com a leitura. Acredito que a leitura nos permite que possamos nos informar, mas também que possamos nos divertir, nos emocionar. A leitura nos leva a vários mundos.”