Aprender brincando

Alunos de escola municipal têm aula de campo no Parque Yberê

12/05/2017 11:56:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Sonoras: Ângela Honório Soler, Andreia Velter, Ana Paula de Fátima Aleixo

Baixe o Flash Player.

Foi uma manhã bem diferente para 46 alunos do pré-escolar da Escola Municipal Helena Kolody, no Campo de Santana. A atividade, que começou com uma caminhada das crianças de quatro e cinco anos até o Parque Yberê, envolveu muita brincadeira e interação com os colegas. O trajeto foi acompanhado por guardas municipais.

Parte do projeto Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal de Educação, a ação tinha o objetivo de apresentar a área e as opções de lazer aos alunos, além de trazer as primeiras noções de meio ambiente e preservação. “Fizemos uma pesquisa com as crianças e, apesar de todas morarem próximas à comunidade, poucas sabiam dizer se conheciam o Parque Yberê”, contou a professora Ângela Honório Soler.

E não tem jeito melhor de conhecer os espaços que a cidade oferece do que brincando. “Eles são muito pequenos, tudo o que aprendem é por meio das atividades lúdicas”, completou a professora Andreia Velter. Na volta para a sala de aula, reforçou Ângela, elas devem entender se o espaço estava preservado e a importância disso.

Mãe de um dos alunos, a dona de casa Ana Paula de Fátima Aleixo acompanhou e aprovou a atividade. “Não precisa ficar só em sala de aula, dá para aprender bastante sobre como cuidar da natureza em um lugar lindo como esse”, disse. Ela afirmou ainda que, em casa, faz questão de ensinar ao filho, Heytor, que não se pode jogar lixo no chão. Ao Yberê, já levou o pequeno e a sua irmã algumas vezes.

Mães presentes

Para aproveitar a comemoração do Dia das Mães, no próximo domingo (14/5), elas foram convidadas a participar do passeio. As que puderam, foram diretamente ao Parque Yberê, esperar as crianças chegarem da caminhada.