Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Desenvolvimento

Agencia Francesa destaca projeto de Curitiba e avalia novos investimentos

20/07/2018 09:58:00

Em missão de avaliação do programa de investimentos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) em andamento em Curitiba, a gerente de projetos da instituição, Aurelie Ghueldre, destacou o êxito da Prefeitura na implantação e integração de parques lineares ao longo do Rio Barigui, que contam com o financiamento da instituição e contrapartidas do município. “Visitamos os parques e vimos que o trabalho executado foi um sucesso. Certamente outras cidades brasileiras serão convidadas a conhecer a experiência de Curitiba”, afirmou, nesta quinta-feira (19/7), em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Arquiteta urbanista responsável pela área de Desenvolvimento Urbano e Comunidades Locais da AFD, em Paris, Aurelie esteve em missão na cidade com a gerente de projetos da agência para o Brasil, Laure Schalchli, para visitas técnicas e de avaliação do cumprimento das metas do Programa de Recuperação Ambiental e Ampliação da Capacidade da Rede Integrada de Transporte do Município de Curitiba. O investimento total no programa é de 72,3 milhões de euros, cerca de R$ 325 milhões pelo câmbio atual, sendo a metade correspondente à contrapartida do município.

Para Aurelie, a recuperação dos trechos do Rio Barigui integrada aos complexos de lazer e recreação dos parques lineares representa um ciclo vivo. “É um resultado muito interessante. Para a AFD é muito importante assegurar o desenvolvimento ambiental e social em seus investimentos”, disse.

Em Curitiba, na terça (18/7) e na quarta-feira (19/7), as representantes da AFD estiveram nos trechos em obras da Linha Verde Norte e visitaram a área próxima ao Parque Guairacá, na Fazendinha, e o Parque Yberê, na região do Rio Bonito, no Campo de Santana.

Linha Verde

Na Linha Verde, o grupo fez visita técnica à estação-tubo Fagundes Varela, que está sendo instalada sobre a plataforma, no trecho que já está com a canaleta, as duas pistas marginais e as duas vias locais implantadas. Outras vias que permitirão que os ônibus cheguem à estação Fagundes Varela do lado do Bairro Alto foram interligadas e já estão quase prontas.

As visitas, anuais, fazem parte da supervisão do projeto que começou em 2011. Nelas são avaliadas as etapas do projeto, verificados os aspectos físico-financeiros e há reuniões com as equipes locais.

“Estamos felizes de ver a estação-tubo sendo implantada com a previsão de operacionalização do BRT (Bus Rapid Transit). O importante, além da estrutura, é ver o sistema de transporte funcionando o mais cedo possível", afirmou Laure.

Na obra da trincheira da Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, as gerentes da AFD acompanharam o andamento da nova etapa das escavações. Durante toda a inspeção, elas esclareceram dúvidas com a equipe da Prefeitura de Curitiba.

Futuramente, a nova trincheira fará um binário com a trincheira existente do Bacacheri-Bairro Alto, formado pelas ruas Gustavo Rattman (Bacacheri) e José Zgoda (Bairro Alto). O atual trecho em obras na Linha Verde vai desde a Avenida Victor Ferreira do Amaral até a Avenida Caviúna e a Rua Ingabaú, no Bairro Alto, próximo ao Hospital Vita.

Novos investimentos

No Ippuc, elas estiveram reunidas com o presidente do instituto, Luiz Fernando Jamur, o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), Paulo Socher, a assessora do Gabinete do Prefeito, Cynthia Juraszek Maia Batista, o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto, a diretora da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ana Cristina Jayme.

Jamur destacou que o ajuste fiscal promovido pelo município fez com que Curitiba recuperasse a capacidade de investimentos e habilitou a cidade a ter o aval da União para novos financiamentos externos. “O objetivo é manter um pacote de investimentos em projetos para a cidade”, disse.

No encontro, Aurelie informou que a instituição tem estudado novas parcerias com Curitiba. Já estão em andamento pela Agência estudos para o desenvolvimento de plataformas de gerenciamento integrado de informações para Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo como ferramentas para modernizar os sistemas aplicados nos CCOs dessas cidades.

Bairro Novo da Caximba

Como possibilidade de nova parceria com a AFD foi apresentada à equipe da agência o projeto Bairro Novo da Caximba, uma intervenção socioambiental projetada pela Prefeitura para a recuperação ambiental e relocação de famílias que ocupam irregularmente uma Área de Proteção Ambiental (APA) no encontro das Bacias dos Rios Barigui e Iguaçu, no extremo sul de Curitiba. A apresentação foi feita pelos arquitetos Mauro Magnabosco e Daniela Tahira.

“Há a necessidade de estancar a deterioração da área e trabalhar a inclusão social e a recuperação daquele local. Pelas características, é um projeto que tem muito a ver com a Agência Francesa”, disse o presidente do Ippuc, que reforçou o êxito da parceria na requalificação das margens do Barigui Sul, citada como exemplos pela própria instituição.

Cynthia Juraszek Maia Batista, assessora do Gabinete do Prefeito, salientou que o projeto Bairro Novo da Caximba, de inciativa do prefeito Rafael Greca, integra nove secretarias municipais. “Além da infraestrutura, trata-se de um novo olhar àquelas famílias e à comunidade como um todo. A ideia é oferecer oportunidades para dar uma nova lógica à vida dessas pessoas”.

O projeto do Bairro Novo da Caximba foi solicitado pelas representantes da AFD para ser analisado pela instituição como possível nova parceria de investimento para Curitiba.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484